Diário de São Paulo
Siga-nos

Quer fugir de aglomerações em 2021? Dicas para curtir viagens na baixa temporada

Com a maioria dos destinos turísticos suspensos devido a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitos turistas adiaram suas viagens e estão fazendo

Quer fugir de aglomerações em 2021? Dicas para curtir viagens na baixa temporada
Quer fugir de aglomerações em 2021? Dicas para curtir viagens na baixa temporada

Redação Publicado em 02/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h25


Mostramos o que fazer em destinos no Brasil fora da alta temporada e recomendações para aproveitar melhor um passeio pela Europa

Com a maioria dos destinos turísticos suspensos devido a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitos turistas adiaram suas viagens e estão fazendo planos para o ano de 2021.

ilustração de um aeroporto, com passageiros andando pelos terminais

Pexels Veja os melhores destinos para fugir das aglomerações em 2021

Mesmo depois que a pandemia for controlada, ainda é uma boa ideia viajar para destinos em um período de baixa temporada, onde além da concentração de turistas ser menor, os preços também ficam um pouco mais baratos.

Pensando no turista que quer fugir da muvuca em suas viagens em 2021, o iG Turismo conversou com Luísa Dalcin, diretora de comunicação do buscador de voos Viajala, que recomendou 3 destinos nacionais interessantes também na baixa temporada e também deu dicas de como evitar aglomerações quando viajar para a Europa.

Gramado, Rio grande do Sul

Casas em gramado, Rs

shutterstock A cidade da serra gaúcha, que é um destino bem conhecido entre os brasileiros, conta com a sua baixa temporada no mês de outubro

A alta temporada na serra gaúcha ocorre entre os meses de julho e agosto, onde o inverno, as férias escolares e o festival de cinema de Gramado atraem mais turístas para a cidade. Além dos meses de julho e agosto, a cidade também tem um grande pico de turistas no mês de dezembro, onde as férias de verão e as atrações do ”Natal Luz” atraem turistas de todo o Brasil.

”Viajar em outubro, por exemplo, garante dias mais ensolarados, clima ainda ameno, fachadas totalmente floridas e, dependendo da data, até as festividades do Natal Luz, que lota a cidade em dezembro, mas costuma acontecer desde o fim de outubro”, diz Luísa Dalcin.

Além do turista escapar das aglomerações, a baixa temporada também pode ser benéfica para o bolso do viajante, que encontrará promoções de voo e hospedagem com mais frequência durante o mês de outubro.

Praia da Pipa, Rio grande do Norte

foto da praia da pipa

shutterstock Conhecida por sua beleza, a praia da pipa é bem frequentada durante os finais de semana e a alta temporada, porém é mais calma e vazia durante a baixa temporada

Considerada uma das praias mais bonitas de todo o país, a Praia da Pipa fica lotada durante os meses de dezembro a fevereiro, especialmente durante o Ano Novo e o Carnaval, onde a concentração de turistas no local é bem maior. Mas quem quer evitar a muvuca e curtir praias mais vazias, a melhor opção para ir para a Praia da Pipa é depois da temporada de chuvas, que acontece entre agosto e setembro.

Viajar para o destino durante a semana também é uma boa opção. ”Quem pretende viajar por quatro ou cinco dias partindo de Natal ou João Pessoa, por exemplo, pode organizar o roteiro de forma a passar o fim de semana conhecendo a capital que escolher como base da viagem e os dias de semana seguintes ou anteriores em Pipa, para aproveitá-la mais barata e vazia”, recomenda Luísa.

Alter do Chão, Pará

por do sol em alter do chão, no pará.

Reprodução/Flickr/Patricia Dews Um dos destinos mais bonitos do norte do país, Alter do Chão fica ainda mais belo durante a baixa temporada.

Alter do Chão ficou conhecida com o ”Caribe do Brasil” e foi eleita destino do ano de 2019 pelo buscador Viajala.

O destino no Pará passou a ser um destino mais frequentado durante as férias e o Ano Novo, mas para quem quer aproveitar as lindas praias do local durante a baixa temporada, Luísa Dalcim recomenda que a viagem seja programada entre os meses de agosto e novembro. Durante os quatro meses, o nível da água dos rios é menor, revelando bancos de areia que deixam o local ainda mais paradisíaco.

Europa durante a baixa temporada

Foto do parlamento de Budapeste, na Hungria

shutterstock Destinos como Budapeste, na Hungria, podem virar grandes aliados do turista que procura fugir de aglomerações em sua viagem pela a Europa

A alta temporada europeia ocorre durante o verão, entre os meses de junho e setembro, sendo o período mais complicado para visitar os pontos turísticos mais famosos do continente, que contam com uma grande aglomeração de pessoas e filas enormes para ver suas atrações.

”Certas cidades europeias já são cheias de turistas o ano inteiro, então, podendo evitar os períodos mais quentes, cansativos e cheios de aglomeração, é melhor”, explica a especialista. ”Quem viaja no outono, por exemplo, tende a enfrentar menos filas em museus, monumentos e restaurantes, além de ter mais disposição para caminhar o dia todo, já que o clima é ameno”, completa.

Luísa também aconselha que destinos como Itália, França e Portugal sejam substituidos por outros países.

”Outra dica para evitar aglomerações é aproveitar o momento para conhecer países menos disputados da Europa, como Áustria, Hungria, Eslovênia, Polônia. São países lindos, com muita história para contar, e que não arrastam tantas multidões como Itália, França e Portugal”, explica.

IG
Compartilhe  

últimas notícias