Diário de São Paulo
Siga-nos

“Quem teme perder, já está vencido”

O Brasil está fora da copa. Nas quartas de final fomos desclassificados. Triste? Muito, mas do esporte podemos tirar várias lições para a vida, a primeira

“Quem teme perder, já está vencido”
“Quem teme perder, já está vencido”

Redação Publicado em 16/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h19


O Brasil está fora da copa. Nas quartas de final fomos desclassificados. Triste? Muito, mas do esporte podemos tirar várias lições para a vida, a primeira delas é que a mente é fator primordial em qualquer competição.

Independente da categoria esportiva, os atletas além de estarem fisicamente preparados, devem ter também uma mente forte. Eles cuidam da alimentação, treinam arduamente e com consistência, mas nada disso adianta se na hora H, na partida, na luta ou no esporte que for, o psicológico abalar.

A vitória começa na mente. Eles entram no ringue com sangue nos olhos, eu vejo isso,  focados em dar o seu melhor, afinal treinaram anos para estarem na sua melhor versão para aquele momento decisivo. Todo o esforço deve culminar ali.

No futebol ficamos na cara do gol inúmeras vezes, um chute errado, uma bola que não balançou a rede, um gol contra sem querer. Nossos jogadores se abalaram. A nossa seleção tem habilidade, todos nós sabemos muito bem disso, estamos sempre entre os favoritos, temos jogadores considerados os melhores do mundo, o que falhou então? Sobrou ansiedade. O time estava desorganizado, faltou sintonia entre todos eles. Faltou garra no início do jogo, o senso de urgência logo após aquele primeiro gol não existiu.

Assim é no futebol, assim é no ringue. Se o lutador se abalar após o primeiro tombo e deixar o psicológico tomar conta, a força que ele tem se esvai. Assim como a vitória, a derrota também começa na mente. Quando ele começa a desacreditar, deixa de dar o seu melhor golpe, se frustra, apanha, pensa em desistir e o corpo começa a agir assim, obedece seus pensamentos. Ele tinha tudo para ganhar, mas a mente dele venceu primeiro e o fez perder.

Na vida devemos estar preparados, os golpes chegam e nos desestruturam. Devemos ter uma mente blindada, acreditar no nosso potencial, vencer o medo e continuar dando o nosso melhor a cada dia. Para a seleção uma nova chance vem em 2022, para todos nós cada dia é uma nova oportunidade de fazer diferente, não desperdice a sua, o jogo começa na mente!

Compartilhe  

últimas notícias