Diário de São Paulo
Siga-nos

Quem é Juan? Centroavante do São Paulo vive fase goleadora na base e teve frustração na Seleção

A história de Juan nas categorias de base do São Paulo é bem diferente da maioria dos atuais companheiros. Se grande parte está em Cotia desde os 11 ou 12

SAO PAULO
SAO PAULO

Redação Publicado em 04/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h23


A história de Juan nas categorias de base do São Paulo é bem diferente da maioria dos atuais companheiros. Se grande parte está em Cotia desde os 11 ou 12 anos, o centroavante chegou ao clube com 16 anos e o status de promessa na bagagem.

Aos poucos essa condição foi se comprovando, e Juan ganhou a atenção de Hernán Crespo, que o convocou pela primeira vez para uma partida pelo atual elenco. Nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Vasco, o centroavante estará no banco de reservas.

O time profissional não é novidade para Juan. Em 2019, aos 17 anos, ele foi convocado por Fernando Diniz para o último jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano, diante do CSA. Ele foi titular, mas teve uma participação discreta e foi substituído no segundo tempo.

Juan em São Paulo x Internacional pelo Brasileirão sub-20 — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Juan em São Paulo x Internacional pelo Brasileirão sub-20 — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Embora não tenha se destacado, Juan só demonstrou como sua ascensão no São Paulo foi meteórica. O centroavante foi contratado pelo Tricolor em 2018, quando atuava pelo União Barbarense, de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo.

O fato de jogar em um time de pouca expressão no cenário nacional e ser contratado por uma potência não influenciou em nada. Não demorou muito para ele se tornar titular absoluto do sub-17 e goleador. Em 23 jogos na categoria, foram 13 gols marcados.

Os bons números e atuações renderam a Juan uma convocação para o Mundial sub-17 de 2019 pela seleção brasileira. Seria a maior competição disputada pelo jogador até então.

No entanto, uma lesão na coxa direita interrompeu seus planos. Juan foi cortado da lista de convocados, e o então treinador pelo Guilherme Dalla Dé chamou o atacante Lázaro, do Flamengo, para o seu lugar. O garoto do time carioca fez o gol do título do Brasil.

Em 2020, Juan passou a integrar o time sub-20, e na Copa São Paulo de Futebol Júnior marcou três gols em sete jogos disputados. Começava ali uma trajetória de mais sucesso na última categoria que antecede os profissionais.

No sub-20, Juan já disputou 42 jogos e tem 13 gols marcados. Nesta temporada, já são nove partidas e cinco gols anotados sob o comando do técnico Alex. O garoto continuou como titular e desbancou o badalado Facundo Milán, contratado como uma grande promessa do futebol uruguaio.

Na necessidade de mais um centroavante no elenco principal e a dificuldade que o clube tem enfrentado na contratação de nomes para a função – tentou Benedetto e Calleri sem sucesso – Juan pode ser uma solução diante do cenário pouco animador do clube nesta posição.

O clube não quer colocar a responsabilidade em cima do garoto de 19 anos, e ele tem a tranquilidade e o exemplo recente do companheiro de base Marquinhos, que estreou bem e caiu nas graças de Crespo, de que se fizer boas apresentações pode ficar no time de cima.

+ Mais notícias do São Paulo

Gol do São Paulo! Galeano arranca pela direita e cruza para Juan completar, aos 17 do 2º

Gol do São Paulo! Galeano arranca pela direita e cruza para Juan completar, aos 17 do 2º

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias