Diário de São Paulo
Siga-nos

Quem decide? Gabigol e Willian lutam por protagonismo no clássico entre Santos e Palmeiras

Se depender do desempenho dos atacantes Gabigol e Willian, o clássico desta quinta-feira entre Santos e Palmeiras, válido pela 13ª rodada do Campeonato

Quem decide? Gabigol e Willian lutam por protagonismo no clássico entre Santos e Palmeiras
Quem decide? Gabigol e Willian lutam por protagonismo no clássico entre Santos e Palmeiras

Redação Publicado em 18/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h12


Atacantes são as principais esperanças do Peixe e do Verdão para quinta-feira, no Pacaembu

Se depender do desempenho dos atacantes Gabigol e Willian, o clássico desta quinta-feira entre Santos e Palmeiras, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, não deve ficar em branco. O jogo que marca o retorno dos alvinegros e dos alviverdes ao torneio nacional será disputado no Pacaembu, às 20h (de Brasília).

Gabriel retornou ao Peixe em janeiro e passou por altos e baixos: o camisa 10 começou bem, com quatro gols nos primeiros quatro jogos. Depois disso, porém, ficou oito partidas sem balançar as redes e recuperou o faro artilheiro marcando cinco gols contra Luverdense e Paraná em maio.

Gabigol enfrentou o Palmeiras duas vezes em 2018 (Foto: Marcos Ribolli)

Gabigol enfrentou o Palmeiras duas vezes em 2018 (Foto: Marcos Ribolli)

O Menino da Vila foi um dos principais alvos da torcida no primeiro semestre, que foi marcado por polêmicas da diretoria extracampo e protestos da torcida por maus resultados. O atacante chegou até a parada para a Copa do Mundo como o artilheiro do Peixe no ano, com 12 gols. Apesar disso, as atuações, na maioria das vezes, foram abaixo da média.

Mas, contra o Palmeiras, ele costuma se dar bem. O Verdão é o rival preferido do camisa 10 santista, que marcou seis gols em 14 jogos (sete vitórias, três empates e quatro derrotas).

O centroavante voltou aos trabalhos no CT Rei Pelé antes do previsto para não perder o ritmo de jogo. Ele não viajou ao México para os amistosos de intertemporada do Santos porque ficou no Brasil se recuperando de dores no púbis. Já 100%, Gabigol será titular do Peixe.

Bigode goleador

Quem também tem presença garantida no Pacaembu nesta quinta-feira é Willian. Vice-artilheiro do Verdão na temporada, o atacante marcou 14 vezes no ano e está um gol atrás de Miguel Borja. Com a cirurgia do colombiano, que deve ser desfalque pelo menos até agosto, ele terá sequência na equipe titular como centroavante e deve superar.

Willian marcou na vitória contra o Santos, na primeira semifinal do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

Willian marcou na vitória contra o Santos, na primeira semifinal do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

A função não é novidade para o atacante. No ano passado, ele marcou 17 gols e terminou como maior goleador da equipe em 2017, quando chegou a ser escalado como referência do sistema ofensivo na maioria das vezes.

Em clássicos contra o Santos, Willian já foi decisivo em duas vitórias: o atacante marcou na virada palmeirense na Vila Belmiro, no Paulistão da temporada passada, e na vitória por 1 a 0 no jogo de ida das semifinais do torneio estadual deste ano.

Nos amistosos na América Central, Willian fez parte de um quarteto ofensivo composto com Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Hyoran. O atacante Dudu, que foi expulso contra o Flamengo, terá de cumprir suspensão automática no clássico.

A atuação da equipe, principalmente na partida contra a Liga Alajuelense, foi elogiada por Roger Machado, quando o treinador aproveitou o jogo na Costa Rica para testar a equipe que entra em campo nesta quinta-feira contra o Santos.

Veja as informações de Santos e Palmeiras para o clássico:

Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, às 20h (de Brasília)

Santos provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Jean Mota e Rodrygo; Gabigol, Eduardo Sasha e Bruno Henrique
Desfalques: Diego Pituca (suspenso) e Daniel Guedes (virose)
Pendurado: David Braz, Alison, Dodô e Bruno Henrique

Palmeiras provável: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Hyoran; Willian
Desfalques: Jailson, Luan, Moisés e Dudu (suspensos); Guerra e Borja (recuperação física)
Pendurados: Willian, Lucas Lima e Dudu

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa) apita, auxiliado por Helcio Araújo Neves e Heronildo Freitas da Silva, todos do Pará
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jota Jr e Wagner Vilaron)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 18h30

Compartilhe  

últimas notícias