Diário de São Paulo
Siga-nos

Queda no consumo de etanol faz usinas investirem na produção de açúcar

A queda no consumo de etanol no país em razão da pandemia do novo coronavírus aponta para uma tendência de crescimento na produção de açúcar no Brasil,

Queda no consumo de etanol faz usinas investirem na produção de açúcar
Queda no consumo de etanol faz usinas investirem na produção de açúcar

Redação Publicado em 24/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h08


Pandemia e baixo preço do petróleo contribuem para diminuição.  Na região de Ribeirão Preto, grupo deve reduzir fabricação do combustível em 30% em comparação à safra 2019/2020.

A queda no consumo de etanol no país em razão da pandemia do novo coronavírus aponta para uma tendência de crescimento na produção de açúcar no Brasil, segundo a União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica).

Na região de Ribeirão Preto (SP), canaviais de um grupo dono de três usinas devem resultar numa colheita de seis milhões de toneladas até o fim da safra 2020/2021, 10% a mais que a anterior. No entanto, o diretor Antônio Toniello Filho afirma que a redução na produção de etanol deve chegar a 30% em relação a 2019.

“O preço do barril de petróleo por causa da pandemia caiu e o consumo do etanol caiu 40%. Tivemos que virar toda a nossa produção para açúcar porque o mercado internacional estava com o preço bom de açúcar. Mas, como o Brasil virou muito a produção, o preço do mercado internacional em dólar caiu. Como o dólar aqui subiu, ele compensou essa perda de preço no mercado internacional”, afirma.

Dados da Unica mostram que, na segunda quinzena de abril, unidades produtoras da região Centro-Sul moeram 37,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, contra 31,7 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com o balanço, 45,7% foram destinados à produção de açúcar, contra 30,8% em 2019.

“No começo da safra [abril de 2020], nossa projeção ia destinar 60% da cana ao açúcar. Após a pandemia, nós mudamos isso, e devemos destinar em torno de 68% para a produção dessa commodity”, diz Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil Tereos.

A baixa demanda por etanol é causada pelas medidas das autoridades que restringiram a circulação de pessoas pelo mundo. O preço do barril de petróleo despencou, influenciando o valor da gasolina e afetando diretamente o etanol no Brasil.

Mas, segundo o consultor em agronegócio José Carlos Lima Júnior, voltar a produção para o açúcar não significa, exatamente, faturar, e sim, reduzir as perdas.

“Quando você tem uma situação de pandemia associada a uma queda internacional do barril de petróleo, o etanol deixou de ser competitivo.

Hoje, as usinas que têm condição de fazer a escolha pela produção de etanol ou de açúcar, elas passam a priorizar o açúcar porque é uma forma de se manter rentável, considerando que o dólar, neste momento, prioriza as exportações”, diz Lima Júnior.

Compartilhe  

últimas notícias