Diário de São Paulo
Siga-nos

Queda de caixa d’água em conjunto habitacional deixa moradores sem água

Novas imagens mostram o desabamento da estrutura de uma caixa d'água de um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Diadema,

Queda de caixa d’água em conjunto habitacional deixa moradores sem água
Queda de caixa d’água em conjunto habitacional deixa moradores sem água

Redação Publicado em 25/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h57


Desabamento ocorreu na tarde deste domingo (23) enquanto técnicos de uma empresa contratada pela CDHU faziam obras para demolir estrutura, sem autorização.

Novas imagens mostram o desabamento da estrutura de uma caixa d’água de um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Diadema, na Grande São Paulo, na tarde deste domingo (23). Dois dias depois da queda, parte dos moradores continua sem o abastecimento de água na manhã desta terça-feira (25).

A estrutura desabou e amassou diversos carros que estavam estacionados próximos ao local. Ninguém ficou ferido. O acidente ocorreu na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, na altura do número 1778, no bairro de Serraria. A Defesa Civil interditou o local.

A construção ficava em frente ao condomínio e antigamente servia para abastecer um conjunto da companhia, junto com outra caixa d’água semelhante, que já havia sido demolida.

Um documento obtido pela TV Globo mostra que a Prefeitura de Diadema já tinha determinado a paralisação da obra e que o consórcio contratado pela CDHU retomou o serviço sem autorização.

A empresa GG Demolidora não tem registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e, em tese, não poderia fazer aquele tipo de obra.

Marilene Moura Rodrigues disse que foi pedir informação para os funcionários da obra. “Eu fui falar com o cara ele falou ‘não, senhora, sossega que a gente só vai deitar isso aqui pode ficar tranquila que não vai acontecer nada’. Foi nessa hora que eu liguei para polícia e a polícia veio, mas chegou na hora que já estava caindo.”

Carro amassado por caixa d'água que desabou em Diadema, na Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
Carro amassado por caixa d’água que desabou em Diadema, na Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo

“Estava na janela, no celular conversando quando ela do quarto andar ela gritou ‘a caixa está caindo, Márcia a caixa ta caindo’. Quando eu olhei ela já estava descendo que nem um monstro”, disse Márcia de Oliveira.

A caixa d’água ficava em cima de dois conjuntos habitacionais e é um de dois reservatórios que abasteciam os condomínios, mas os dois sistemas já estavam desativados. Uma das caixas d’água já tinha sido demolida no começo do ano.

A CDHU informou que contratou o consórcio NOR Brasil para fazer a demolição de duas caixas d’água desativadas, que antigamente abasteciam os três prédios do conjunto habitacional e a que caiu estava em processo de demolição.

Estrutura de caixa d’água desaba em Diadema, na Grande SP, e amassa carros

O documento do dia 4 de maio deste ano em que a prefeitura determinava que o responsável pela obra deveria comparecer imediatamente no serviço de fiscalização de obras da prefeitura para apresentar o alvará de aprovação e execução da demolição e que a obra deveria ser sinalizada com placas e paralisada até que todo o processo fosse aprovado.

A fiscalização foi feita depois da primeira demolição em abril deste ano. A secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema disse que interditou a obra e que a segunda demolição foi retomada em autorização.

“A empresa em nenhum momento nem notificou a prefeitura do início da obra e nem tinha nenhum alvará. Ela teria que entrar com os protocolos para fazer a demolição. O que ela iria fazer, qual o maquinário ela iria fazer e de que maneira ela ia fazer”, disse Márcia Carvalho, secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema.

Segundo o diretor técnico da CDHU, a companhia não tinha conhecimento do embargo da obra e reconhece que houve falhas na execução.

“Nós não fomos notificados desse ofício da prefeitura. Esse ofício está no nome de um operador de máquinas da empresa lá e nós não fomos notificados desse ofício, senão não teria deixado continuar. Essa caixa d’água devia ter pelo menos uns 10 metros acima de onde aparece essa parte que demoliu, já tinha demolido a primeira parte. Essa perfuração que foi feita no meio está errada. Inclusive foi feita num fim de semana sem o nosso consentimento, conhecimento nem nada”, disse Agnaldo Quintela, diretor técnico da CDHU.

Na manhã desta segunda-feira (24), peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local. O laudo vai ajudar a polícia a apurar as causas do acidente.

A CDHU informou que acionou o seguro para indenizar os donos dos 11 carros danificados, disse ainda que a demolição só será retomada após o laudo da perícia e da emissão do alvará pela prefeitura de Diadema.

A empresa responsável pela demolição, GG Demolidora, não quis comentar o caso.

Carros foram danificados pelo desabamento de uma caixa d'água em Diadema, Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
Carros foram danificados pelo desabamento de uma caixa d’água em Diadema, Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
Cratera se abriu no local onde havia caixa d'água que desabou em Diadema, na Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
Cratera se abriu no local onde havia caixa d’água que desabou em Diadema, na Grande SP, neste domingo (23) — Foto: Abraão Cruz/TV Globo

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias