Diário de São Paulo
Siga-nos

Quarterbacks que fizeram maior jogo da história do universitário se reencontram nos playoffs da NFL

O duelo entre Kansas City Chiefs e Cleveland Browns neste domingo vai ter um gostinho de reencontro para Patrick Mahomes e Baker Mayfield. Em 2016, os dois

Quarterbacks
Quarterbacks

Redação Publicado em 15/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h32


Patrick Mahomes x Baker Mayfield: Kansas City Chiefs e Cleveland Browns se enfrentam no próximo domingo pelos playoffs da NFL

O duelo entre Kansas City Chiefs e Cleveland Browns neste domingo vai ter um gostinho de reencontro para Patrick Mahomes e Baker Mayfield. Em 2016, os dois quarterbacks protagonizaram o maior jogo da história do futebol americano universitário e agora lutam por uma vaga na final da Conferência Americana da NFL. Quando se enfrentaram no College, os dois lançaram, juntos, para mais de 1700 jardas e bateram o recorde de pontuação em uma partida: 105 pontos. O placar foi de 66 a 59 para o time de Mayfield.

O ano era 2016, Mahomes era o quaterback de Texas Tech e Mayfield, da Universidade de Oklahoma, e as duas equipes se enfrentaram durante a temporada regular. Os dois QBs eram destaque no futebol americano universitário, mas ninguém esperava o show daquele dia 22 de outubro. Foram sete touchdowns para Mahomes e outros sete para Mayfield. Baker quebrou o recorde de mais passes para touchdown em uma partida na história da Universidade de Oklahoma.

Mahomes e Mayfield no jogo universitário em 2016 — Foto: John Weast/Getty Images

Mahomes e Mayfield no jogo universitário em 2016 — Foto: John Weast/Getty Images

Só que a história dos dois não começa aí. Baker Meyfield era jogador de Texas Tech antes de pedir transferência para Oklahoma. Um dos “deveres” do atual quarterback do Cleveland Browns foi fazer um tour pelo campus com o calouro que seria recrutado: Patrick Mahomes. Mayfield e Mahomes se tornaram grandes amigos. Baker foi, inclusive, um dos maiores defensores de que o atual QB do Kansas City Chiefs e campeão do Super Bowl fosse draftado como primeira escolha do Draft de 2017, mas Mahomes ficou só com a 10ª posição.

Mayfield em jogo contra os Chiefs em 2018  — Foto: Kirk Irwin/Getty Images

Mayfield em jogo contra os Chiefs em 2018 — Foto: Kirk Irwin/Getty Images

Os dois já se encontraram na NFL quando, em 2018, os Chiefs bateram os Browns por 37 a 21. Na ocasião, além do placar, os números dos QBs também foram mais modestos. Mahomes ficou com “apenas” três touchdons e Mayfield, com dois. Juntos os quarterbacks lançaram para 672 jardas, pouco menos da metade da marca atingida na universidade. Mas agora a missão é diferente: garantir uma vaga na final da AFC e seguir na disputa pelo Super Bowl.

O ge acompanha em tempo real os seguintes jogos deste fim de semana: no sábado, Rams x Packers (18h35); e no domingo, Browns x Chiefs (17h05) e Buccaneers x Saints (20h40).

Mahomes em jogo contra os Browns em 2018 — Foto: Kirk Irwin/Getty Images

Mahomes em jogo contra os Browns em 2018 — Foto: Kirk Irwin/Getty Images

Pouco mais de quatro anos depois daquele histórico duelo no College, Mahomes já foi MVP da NFL, MVP do Super Bowl e tenta seu segundo título na liga. Nesta temporada, o QB de Kansas é um dos candidatos ao posto de MVP com 38 touchdowns passados e 2 corridos, 4740 jardas e uma média de 66% de aproveitamento nos passes. Patrick Mahomes é tão importante para os Chiefs que a franquia de Kansas City ofereceu o maior contrato da história da NFL para o QB. Mahomes fica por mais 10 anos no time e vai levar para casa aproximadamente R$2,7 bilhões.

Já Baker Mayfield ainda está tentando engrenar na liga e tem números menos espetaculares na temporada. O QB dos Browns é considerado o décimo melhor quarterback da NFL, com 29 touchdons passados e mais um corrido. Mayfield tem 3826 jardas e uma média de 62% de aproveitamento dos passes. Mesmo assim, a vitória contra o Pittsburgh Steelers fez com que Mayfield conseguisse levar o time para uma segunda rodada de playoffs depois de 26 anos.

O jogo entre Clevelando Browns e Kansas City Chiefs acontece no próximo domingo às 17h05.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias