Diário de São Paulo
Siga-nos

Quarentões de um lado, novinhos do outro: qual quarterback vai liderar seu time ao Super Bowl?

O quarterback é o ponto central de um time de futebol americano. Mas qual a característica que mais pesa na hora de decidir um jogo? A experiência dos

Quarentões de um lado
Quarentões de um lado

Redação Publicado em 08/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h28


Veteranos Brady (43), Brees (41) e Rodgers (37) disputam título da NFC, enquanto nova geração formada por Mahomes (25), Allen (24) e Jackson (24) definem a AFC. Em jogo, o título da NFL

O quarterback é o ponto central de um time de futebol americano. Mas qual a característica que mais pesa na hora de decidir um jogo? A experiência dos veteranos? A ousadia dos novatos? Essas perguntas só os playoffs vão poder responder. Os duelos de pós-temporada vão ganhar um gostinho a mais em 2021 com os confrontos de grandes quarterbacks. São 12 títulos de Super Bowl nas próximas semanas.

Na Conferência Americana (AFC) a disputa fica nas mãos da nova geração que vem invadindo a liga. A média de idade é de 29,5 anos. Realidades como Patrick Mahomes e Josh Allen. Já a Conferência Nacional (NFC) vai presentear o fã da bola oval com jogos que colocam frente à frente lendas e medalhões. Jogadores consagrados e premiados como Tom Brady, Aaron Rodgers, Drew Brees e Russel Wilson. A média de idade sobe para 34,4 anos.

A grande questão é: quem chegará ao Super Bowl LV? O ge acompanha em tempo real neste sábado, Rams x Seahawks (18h40) e Buccaneers x Washington (22h15); e no domingo, Ravens x Titans (15h05) e Bears x Saints (18h40).

Os quarentões – ou quase – da NFC 👴🏈

Tom Brady (42 anos): seis anéis de campeão da NFL + Aaron Rodgers (37), Drew Brees (41) e Russel Wilson (32): três anéis de campeão (um para cada). Liderando suas equipes, os QBs mais experientes se enfrentam por uma vaga no Super Bowl LV. Veja como eles podem fazer a diferença.

Joga para o alto e reza, Aaron Rodgers! 🙏

 — Foto: Jeff Hanisch-USA TODAY Sports

— Foto: Jeff Hanisch-USA TODAY Sports

O quarterback do Green Bay Packers, campeão do Super Bowl em 2010, nem está precisando lançar tanta “hail mary” assim. Rodgers tem 48 touchdowns lançados e mais três corridos, recorde na história do time. Além das 4299 jardas, o QB completa, em média, sete em cada 10 passes. Além disso, é o principal candidato ao prêmio de MVP da temporada e ocupa a primeira colocação do ranking de quarterbacks da liga. A dupla com Davante Adams tem funcionado. Os dois já quebraram o recorde da franquia em passes completos de um QB para um wide receiver. Comandando o time, Aaron Rodgers garantiu a melhor campanha da NFC e vai ter uma semana de folga até estrear nos playoffs.

G.O.A.T: Tom Brady! 😱🐐

 — Foto: Jamie Squire/Getty Images

— Foto: Jamie Squire/Getty Images

Achou que Tom Brady fosse ficar fora dos playoffs só porque saiu dos Patriots depois de 20 anos? Achou errado! Dono de seis anéis de campeão (2001, 2003, 2004, 2015, 2017, 2018), o quarterback estreou pelo Tampa Bay Buccaneers com a classificação aos playoffs. Agora, o time enfrenta no wildcard o Washington Football Team, equipe de pior campanha entre os que se classificaram para a pós-temporada. Brady lançou para 43 touchdowns (40 passados e três corridos) e 4633 jardas. Além disso, completa, em média, 65% dos passes. Aos 43 anos, ainda está entre os 10 melhores QBs da NFL na atualidade. A missão é levar Tampa ao Super Bowl depois de 17 anos e, quem sabe, ser o primeiro time na história da liga a jogar a grande final da NFL em casa.

Deixa o Russell Wilson cozinhar! 🔥

 — Foto: Ezra Shaw/Getty Images

— Foto: Ezra Shaw/Getty Images

São 42 touchdowns (40 passados e dois corridos) e 4212 jardas, Russell Wilson começou a temporada pegando fogo. Campeão do Super Bowl de 2013, ele quer voltar à grande final e mostrar do que o Seattle Seahawks é capaz. Wilson é um dos grandes exemplos de liderança na NFL. O jogador considerou não jogar a temporada por conta da pandemia do novo coronavírus e dos protestos antirracistas que aconteceram nos Estados Unidos em 2020, dos quais Russell fez parte. Em campo ele completa quase 70% dos passes e é considerado o sétimo melhor quarterback da liga, atualmente.

Vai Drew Brees! 📣

 — Foto: Jonathan Bachman/Getty Images

— Foto: Jonathan Bachman/Getty Images

Drew Brees sofreu uma lesão séria nesta temporada. O QB de Nova Orleans fraturou cinco costelas que afetaram seu pulmão. Apesar disso, nos 12 jogos que fez, conseguiu 24 touchdowns passados e dois corridos, 2942 jardas e ocupa a sexta posição entre os quarterbacks na temporada. Brees já tem 41 anos e muitos acreditam que esta seja a sua última chance de levar seu segundo anel de campeão, o primeiro foi no Super Bowl de 2009. Vale lembrar que nos últimos três anos os Saints perderam de forma dolorida nos playoffs. Talvez este seja o ano em que toda a experiência de Drew Brees vai finalmente voltar ao Super Bowl e levar o troféu para casa.

A nova geração da AFC 👶🏈

Lamar Jackson (24 anos), Patrick Mahomes (25), Josh Allen (24), Ryan Tannehill (32)… “Novinhos” que estão dando o que falar. Dos sete QBs que vão disputar os playoffs da Conferência Americana, cinco estão no top 10 da NFL da posição, nesta temporada. O ponto fora da curva da AFC é Big Ben (38 anos), QB dos Steelers, que é o “tiozão” da galera e conta com a experiência de dois títulos de Super Bowl (2006 e 2008), para seguir na luta da pós-temporada. Veja como a nova geração de QBs pode fazer a diferença.

A magia de Mahomes ✨

 — Foto: Jamie Squire/Getty Images

— Foto: Jamie Squire/Getty Images

Mahomes chegou na liga em 2017 e já tem um título de Super Bowl, em 2019, e um prêmio de MVP na carreira. Nesta temporada o “mágico” luta pelo bicampeonato com o Kansas City Chiefs, que é cotado como o grande favorito ao título. Mahomes tem um jeito surpreendente, daqueles que pode resolver o jogo. Exatamente por isso que o QB é considerado o segundo melhor em sua posição na NFL, atualmente, atrás só de Aaron Rodgers. Patrick Mahomes tem 38 touchdowns passados e mais dois corridos, e 3803 jardas nesta temporada e fica no top 5 da liga nas duas categorias. Os Chiefs conseguiram a melhor campanha da AFC, por isso ganharam uma semaninha de descanso até começarem a caminhada para o Super Bowl.

Josh Allen, você e ridículo! 🤯

 — Foto: Getty Image

— Foto: Getty Image

Josh Allen conseguiu levar o Buffalo Bills de volta ao título da AFC Norte depois de 25 anos. O QB, que foi draftado em 2018, já tinha ido bem em sua segunda temporada, mas agora é considerado um dos candidatos a MVP. Allen tem 45 touchdowns (37 passados e oito corridos) e 4544 jardas, e entra no top 5 da liga nas duas categorias. No ranking geral dos QBs, está em terceiro, atrás de Rodgers e Mahomes. A grande aposta dos Bills para os playoffs é na dupla com Stefon Diggs, que vem dando super certo ao longo da temporada. Allen completa quase 70% de seus passes e o wide receiver é o recebedor com mais jardas na NFL. Allen promete dar trabalho nesta disputa.

Prepara o show, Lamar Jackson! 🕺

 — Foto: Michael Hickey/Getty Images

— Foto: Michael Hickey/Getty Images

Polêmico talvez seja uma boa palavra para descrever o quarterback do Baltimore Ravens Lamar Jackson, mas decisivo também se aplica. A expectativa em Lamar, na temporada 2020/2021, era bem alta, afinal ele ficou com o prêmio de MVP da NFL em 2019. O QB deixou um pouco a desejar, mas, ainda sim, fez grandes partidas ao longo da temporada regular. Lamar tem, até agora, 26 touchdowns passados e sete corridos e 2757 jardas. Jackson está na sétima posição entre os quarterbacks da NFL. O diferencial de Lamar Jackson é ser versátil também no jogo corrido, isso pode ajudar a complicar a vida das defesas adversárias.

Ryan Tannehill não é mais o azarão dos playoffs 😎

 — Foto: Stacy Revere / Getty Images

— Foto: Stacy Revere / Getty Images

Tá, Ryan Tannehill não é tão novinho assim. Mas o quarterback dos Titans se reinventou depois de uma lesão na perna que o obrigou a passar por uma cirurgia em 2017. Tannehill chegou aos Titans em 2019 e foi o match certeiro. Em sua primeira temporada com o time de Tennessee, foi até a final de conferência contra os Chiefs. Mesmo sendo o azarão dos playoffs, o time bateu o New England Patriots de Tom Brady na primeira rodada. Nesta temporada o QB garantiu uma campanha de 11 vitórias e cinco derrotas e não tem mais o título de zebra dos playoffs. Tannehill teve 33 touchdowns passados e sete corridos, além de 3819 jardas. O QB dos Titans ocupa a quarta posição no ranking de quarterbacks da NFL. Tannehill já disse querer terminar o que os Titans começaram ano passado.

As partidas da primeira rodada de playoffs acontecem neste fim de semana. Green Bay e Kansas City conseguiram se classificar como a melhor campanha de suas conferências. Veja os próximos jogos:

Wildcard

Sábado, 9/01

  • 15h05 – Indianápolis Colts X Buffalo Bills (AFC)
  • 18h40 – Los Angeles Rams X Seatle Seahawks (NFC)
  • 22h15 – Tampa Bay Buccaneers X Washington Football Team (NFC)

Domingo, 10/01

  • 15h05 – Baltimore Ravens x Tennesse Titans (AFC)
  • 18h40 – Chicago Bears X New Orleans Saints (NFC)
  • 22h15 – Cleveland Brows x Pittsburgh Steelers (AFC)

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias