Diário de São Paulo
Siga-nos

Quadrilhas de jovens furtam condomínios na Zona Oeste e no Centro de SP

Quadrilhas de jovens estão invadindo e furtando condomínios em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo e na região da Santa Cecília, no Centro.

Quadrilhas de jovens furtam condomínios na Zona Oeste e no Centro de SP
Quadrilhas de jovens furtam condomínios na Zona Oeste e no Centro de SP

Redação Publicado em 12/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h24


Quadrilhas de jovens estão invadindo e furtando condomínios em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo e na região da Santa Cecília, no Centro.

Uma das ações foi gravada por câmeras de segurança de um prédio. Pelas imagens é possível ver o momento em que cinco jovens, entre eles adolescentes, erguem o portão da entrada do prédio na Rua São Geraldo, abrindo espaço o suficiente para que eles consigam entrar no local.

Para chegar até o estacionamento, eles destravaram o segundo portão. A ação durou poucos minutos e cada um dos ladrões saiu levando bicicletas dos moradores.

Somente na Rua São Geraldo, três prédios foram invadidos por ladrões desde o final de 2021.

“Nós colocamos duas travas. É uma turma que o pessoal sempre comenta que eles tão ali mais debaixo do elevado. São uma turma de molecada”, afirmou Marinaldo dos Santos, zelador do prédio.

Já na Santa Cecília, no Centro, três jovens tentaram invadir um prédio, a ação foi gravada pela câmera de segurança do local. O furto não deu certo porque a terceira adolescente que agia com a dupla, se passando por visitante, ficou presa na portaria.

Os dois jovens que aparecem nas imagens chutaram e tentaram arrombar o portão, um deles usou uma chave de fenda para tentar quebrar a fechadura. Eles fugiram sem levar nada.

No começo de março, a quadrilha já tinha entrado no mesmo prédio depois de enganar o porteiro. Eles invadiram um apartamento e levaram joias e dinheiro de um morador.

Na mesma rua, no fim do ano passado, uma outra jovem entrou no prédio com facilidade. Pelas câmeras de segurança é possível ver o momento em que ela liberou a entrada para um comparsa. Eles levaram joias e dinheiro de um dos apartamentos.

O Departamento de Investigações Criminais (DEIC) informou que investiga dez furtos recentes a condomínios. Outros casos são investigados pelas delegacias dos bairros.

Para Alexandre Carlos Paranhos, especialista em segurança predial, os porteiros dos prédios precisam ser treinados para lidar com os casos de furtos.

“Nesse sentido existe uma série de empresas especializadas em treinamento, empresas de terceirização de mão de obra que já oferecem o profissional treinado, mas mesmo o condomínio que possui a mão de obra própria, o condomínio consegue ter acesso a diversos treinamentos e especializações para que o porteiro fique capacitado para impedir uma ação criminosa”, afirma Alexandre Carlos Paranhos, especialista em segurança predial.

No fim de semana, a delegacia que investiga furtos e roubos a condomínios prendeu dois homens suspeitos de invadir residências na Grande São Paulo, com os presos os policiais encontraram quatro armas, ferramentas e objetos roubados das vítimas.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que neste ano prendeu 11 suspeitos e 27 casos foram esclarecidos pelo Deic. No ano passado, foram 114 casos esclarecidos e 56 prisões, de acordo com a pasta.

.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias