Diário de São Paulo
Siga-nos

Punição da Fifa, acordo salarial, Sánchez fora… As “pedras” que Santos superou para ir à final

Para chegar à final da Libertadores, o Santos teve de enfrentar três adversários na fase de grupos, um nas oitavas, outro nas quartas e outro na semifinal,

Santos
Santos

Redação Publicado em 15/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h16


Peixe chega à final da Libertadores após vencer série de problemas dentro e fora de campo

Para chegar à final da Libertadores, o Santos teve de enfrentar três adversários na fase de grupos, um nas oitavas, outro nas quartas e outro na semifinal, mas fora de campo as “pedras” foram muitas.

Desde o início de 2020, o Santos teve dois técnicos (Jesualdo Ferreira e Cuca), três presidentes (José Carlos Peres, Orlando Rollo e Andres Rueda), foi punido pela Fifa e não pode registrar jogadores, perdeu o capitão Sánchez, descumpriu um acordo salarial com o elenco e ainda teve de superar outras turbulências pelo caminho.

Mesmo diante de todos esses problemas, o Santos chegou à final da Libertadores. No próximo dia 30 (sábado), vai disputar o título com o Palmeiras, no Maracanã, depois de ter feito 3 a 0 no Boca Juniors na volta da semifinal. Independentemente do resultado, o Peixe já é vencedor fora de campo.

Relembre todos os problemas extracampo enfrentados pelo Santos:

Mudança de treinadores

O Santos iniciou a temporada sob comando de Jesualdo Ferreira. Estreou na Libertadores, inclusive, com o treinador no comando, com vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Defensa y Justicia, em Buenos Aires. A pausa por causa da pandemia do novo coronavírus e os maus resultados na retomada do futebol, porém, atrapalharam o trabalho do técnico português.

Em agosto, a diretoria resolveu demití-lo e contratar Cuca. A mudança deu resultado. Experiente e com conhecimento de crises, o treinador arrumou a casa, virou quase “presidente” do Santos e colocou o time nos trilhos.

Jesualdo Ferreira, técnico do Santos no início da Libertadores — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Jesualdo Ferreira, técnico do Santos no início da Libertadores — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Punição da Fifa

Mau pagador, o Santos entrou na mira da Fifa no início de 2020. Por causa de dívidas com Hamburgo, da Alemanha, Huachipato, do Chile, e Atlético Nacional, da Colômbia, por contratações, o Peixe foi impedido de registrar novos jogadores.

No único período em que conseguiu pagar o Hamburgo e ainda não havia sido punido pelas outras dívidas, o Santos registrou o zagueiro Laércio. Foi a única contratação do Peixe no decorrer da temporada.

Sánchez fora

Não bastassem todos os problemas extracampo e a impossibilidade de registrar jogadores, o Santos perdeu um de seus líderes em outubro. O meia Carlos Sánchez rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não entrou mais em campo na temporada.

No departamento médico, assistiu de perto à histórica classificação do Santos para a final da Libertadores e recebeu os jogadores no CT Rei Pelé depois da vitória por 3 a 0 sobre o Boca Juniors.

Fora de combate, Sánchez tem sido atuante nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Fora de combate, Sánchez tem sido atuante nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Acordo salarial

Durante a pandemia do novo coronavírus e a pausa do futebol, o Santos havia entrado em um acordo com o elenco para reduzir em 30% os salários dos jogadores por três meses. Semanas depois, porém, o Peixe pagou apenas 30% (ou seja, com 70% de desconto) os vencimentos dos atletas.

A insatisfação tomou conta dos jogadores, que não haviam aceitado o drástico acordo proposto pela direção. A situação teve de ser contornada para que atletas não fossem à Justiça para deixar o Santos, mas Eduardo Sasha e Everson preferiram a briga e acabaram no Atlético-MG.

Turbulências extracampo

Os problemas do Santos em 2020 não se resumiram ao “campo-bola”. O clube teve três presidentes: José Carlos Peres, que sofreu impeachment, Orlando Rollo, que substituiu o anterior, e Andres Rueda, que venceu as eleições e assumiu só em 2021.

Em meio ao caos político, o Santos contratou o atacante Robinho, condenado em primeira instância pelo crime de violência sexual de grupo contra uma mulher albanesa, em 2013. O clube passou a ser pressionado por patrocinadores para rescindir com o jogador.

Robinho chegou a assistir a um jogo do Santos na Vila — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Robinho chegou a assistir a um jogo do Santos na Vila — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Depois de o ge revelar conversas de Robinho com amigos sobre o tema, o Santos anunciou a suspensão do contrato do jogador, que acabou condenado em segunda instância no fim de 2020.

Alheio a todos os problemas, porém, o Santos dentro de campo mostrou ser capaz de superar desafios e chegou à final da Libertadores.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias