Diário de São Paulo
Siga-nos

PSB oficializa candidatura de Márcio França à Prefeitura de SP

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou sua convenção municipal na manhã desta sexta-feira (11) e oficializou o nome do ex-governador Márcio França

PSB oficializa candidatura de Márcio França à Prefeitura de SP
PSB oficializa candidatura de Márcio França à Prefeitura de SP

Redação Publicado em 11/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h24


Ex-governador de SP vai disputar cargo com apoio da coligação formada com PDT, PMN, Avante e Solidariedade.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou sua convenção municipal na manhã desta sexta-feira (11) e oficializou o nome do ex-governador Márcio França para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Antonio Neto do PDT deve ser candidato ao cargo de vice.

A candidatura de França contou com a coligação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Avante, Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Solidariedade e foi nomeada com “Aqui tem palavra”. A definição ao cargo de vice ocorre neste sábado (12) durante convenção do PDT.

O evento do Diretório Municipal do PSB ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da capital. O acesso ao plenário ficou restrito para evitar aglomerações devido a pandemia de coronavírus. O evento foi transmitido pela internet e teve votação on-line e presencial.

Ex-prefeito de São Vicente, Márcio França disse que não estava pensando em ser candidato à Prefeitura de São Paulo, mas foi convidado pelo partido. “A gente já tinha passado essa fase da questão de pensar em prefeitura, mas a vida é engraçada, quando você menos espera surge uma convocação.”

Apesar de se declarar amigo do atual prefeito Bruno Covas (PSDB), França não poupou críticas à atual gestão do município.

O candidato também criticou a forma de governar de alguns políticos que são de partidos opostos e disse que, se eleito, vai dialogar com todas esferas de governo (estadual e federal).

“Vamos mostrar que é possível conviver completamente antagônicos, não há problema nenhum. O fato de eu ser de um jeito e o outro do outro [jeito], não quer dizer que você é meu inimigo. Nós pensamos diferente, só isso. E você me respeita por isso e eu te respeito”.

Além do nome do ex-governador de São Paulo, o PSB anunciou a candidatura de 83 vereadores pelo partido. Já a coligação deve reunir mais de 400 candidatos a vereador.

Perfil

Nascido em São Vicente (no litoral de São Paulo), Márcio Luiz França Gomes, de 57 anos, é formado em Direito. Ele foi vereador de São Vicente (1992 e 1996) e prefeito de São Vicente por dois mandatos.

Em 2017, assumiu como deputado federal. Foi coordenador das campanhas à presidência de Anthony Garotinho (2002) e Eduardo Campos (2014).

Durante o mandato do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) atuou como secretário de Turismo (2010) e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) do estado de São Paulo.

Em 2018, era vice de Alckmin e assumiu como governador durante 8 meses após o tucano deixar o governo para concorrer à Presidência. Tentou a reeleição, mas perdeu a disputa para João Doria (PSDB).

O político é filiado ao PSB desde 1988. Ele é casado com a professora Lúcia França e tem dois filhos.

.

.

.

Por G1
Compartilhe  

últimas notícias