Diário de São Paulo
Siga-nos

Próxima epidemia “está a caminho”, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia

O ex-presidente da Anvisa e médico sanitarista Gonçalo Vecina disse nesta quinta-feira (5) que o desmatamento na Amazônia pode levar a outras epidemias

Próxima epidemia “está a caminho”, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia
Próxima epidemia “está a caminho”, alerta médico sobre desmatamento na Amazônia

Redação Publicado em 05/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h43


Gonçalo Vecina, ex-presidente da Anvisa, fez alerta nesta quarta-feira (5) sobre os impactos do desmatamento amazônico para a saúde da sociedade.

O ex-presidente da Anvisa e médico sanitarista Gonçalo Vecina disse nesta quinta-feira (5) que o desmatamento na Amazônia pode levar a outras epidemias similares ao da Covid-19 . O alerta foi feito pelo fato de a floresta ser um reduto de muitos outros vírus.

“Nós estamos agredindo a Amazônia. Na Amazônia , tem uma quantidade de vírus imensa. A próxima epidemia , com o nível de agressão que nós estamos fazendo ao meio ambiente , já está a caminho”, afirmou Vecina em uma entrevista à GloboNews.

O especialista afirmou que é preciso cuidar desse assunto desde agora. O que significa que quanto mais cedo for possível identificar os agentes, mais cedo será possível desenvolver vacinas.

“Portanto, investimento em ciência continuamente – ciência básica e ciência aplicada – será fundamental. Espero que os nossos próximos governantes – porque desse já não falo mais – tenham essa consciência e façam esse investimento, para que nós estejamos preparados para a próxima crise, que virá”, completou Vecina.

iG

Compartilhe  

últimas notícias