Diário de São Paulo
Siga-nos

Proteção solar: saiba como proteger o seu pet do sol

É costume entre os brasileiros aproveitar os dias quentes do verão para levar o pet para um passeio, seja em parques ou praias.  É de conhecimento comum que

Proteção solar: saiba como proteger o seu pet do sol
Proteção solar: saiba como proteger o seu pet do sol

Redação Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h55


Dermatologista veterinária ensina como escolher e usar corretamente o protetor solar no seu bichinho

É costume entre os brasileiros aproveitar os dias quentes do verão para levar o pet para um passeio, seja em parques ou praias.  É de conhecimento comum que se deve ter cuidado com as patinhas dos animais no chão quente, mas o que nem todo mundo sabe é que os peludinhos podem ter problemas ocasionados pelos raios solares, assim como os seres humanos.

Por essa razão, a campanha Dezembro Laranja , focada nos seres humanos, também passou a sensibilizar os tutores sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele nos pets.

Continua após a publicidade

A médica veterinária Marina Bonfim, especializada em dermatologia, explica que as altas temperaturas exigem cuidados especiais para os cãezinhos. “É bastante comum, durante o verão, um aumento substancial das queimaduras e dermatites ocasionadas pelo sol, especialmente nas patas e nos coxins”.

Ao levar seu cãozinho para passear, especialmente entre as 10 e 17 horas, é importante passar uma loção bloqueadora solar, que proteja a pele contra raios os UV: “O protetor deve ser aplicado nas áreas onde não há pelos, como barriga, patas e focinho”, explica a dermatologista.

Não compartilhe o seu protetor solar com o pet

Ao levar o pet para passear no verão, é importante protege-lo dos males causados pelos raios de sol
Pixabay
Ao levar o pet para passear no verão, é importante protege-lo dos males causados pelos raios de sol

A veterinária explica que os filtros solares para uso humano contêm em sua composição um filtro químico, que é responsável por formar os fatores de proteção, permitindo a penetração de raios UVA e UVB de acordo com a proteção solar oferecida pela marca. Ou seja, os de fatores menores favorecem maior penetração de raios, o que favorece o bronzeado, por exemplo. No caso dos animais isso não é necessário, além disso, os fatores químicos são tóxicos, levando a graves problemas de pele.

Para os pets se trabalha exclusivamente com fatores físicos, que não promovem nenhum tipo de penetração de raios UVA ou UVB, formando uma película protetora superficial através do dióxido de zinco e óxido de titânio. Além de ser seguro para cães e gatos, promove uma proteção solar duradoura, sendo necessário menor reaplicação que no caso dos humanos.

O que são os filtros físicos e químicos

É importante usar a proteção indicada por veterinários, para mão ocasionar problemas aos animais
gato na praia
É importante usar a proteção indicada por veterinários, para mão ocasionar problemas aos animais

Os filtros químicos são compostos orgânicos que favorecem uma penetração de pequena parte dos raios antes de sua dissipação. Já o filtro físico promove uma película protetora externa, esbranquiçada, não permitindo a penetração dos raios, fazendo o bloqueio total dos raios UVA e UVB.

Alguns protetores possuem as partículas de dióxido de cloro e óxido de titânio, que são responsáveis pelo efeito bloqueador, de forma microlisadas, facilitando a aplicação e melhorando a absorção imediata. Isso evita que cães e gatos removam grande quantidade do produto ao se lamber. Seguro e atóxico, pode ser usado nos pets antes dos passeios ou diariamente.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias