Diário de São Paulo
Siga-nos

Pronto para substituir Gabriel, Copete quer jogar a Libertadores pelo Santos

"Não parece que fiz a minha estreia há menos de um mês". Realmente parece que Copete está há mais tempo no Santos. A estreia aconteceu na derrota por 3 a 2

Pronto para substituir Gabriel, Copete quer jogar a Libertadores pelo Santos
Pronto para substituir Gabriel, Copete quer jogar a Libertadores pelo Santos

Redação Publicado em 27/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h39


Após três gols e três assistências em um mês, atacante colombiano festeja adaptação e promete foco em classificação na Copa do Brasil, mas de olho na final em Medellín

Copete Treino Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação SFC)Copete se diz totalmente adaptado ao clube e à cidade de Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação SFC)

“Não parece que fiz a minha estreia há menos de um mês”. Realmente parece que Copete está há mais tempo no Santos. A estreia aconteceu na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 29 de junho.

De lá para cá, foram três gols e três assistências em cinco partidas, que o fizeram cair nas graças do torcedor. O colombiano de 28 anos se adaptou rapidamente ao Peixe após de destacar pelo Atlético Nacional e ser contratado por cerca de R$ 5 milhões.

– Esse começo de trajetória no Santos tem sido fantástico e estou conseguindo fazer bem as coisas dentro de campo. Eu queria começar bem desde o primeiro dia, mas esse início está superando as minhas expectativas – afirmou Copete em entrevista ao GloboEsporte.com.

Além de todas as dificuldades de mudar para um novo país e encarar o desafio de vestir a camisa de um grande clube como o Santos, Copete recebeu uma missão complicada: a de substituir Gabriel, convocado para a seleção olímpica.

O atacante reconhece a tarefa ingrata de ocupar a vaga de Gabigol, que ainda pode ser negociado com o futebol europeu nesta janela de transferências, mas entende que, mesmo com características distintas, pode diminuir a saudade que o torcedor sente do Menino da Vila.

– Eu recebi essa tarefa e quero cumpri-la da melhor forma possível. Sei que não é fácil, que ele é um ídolo, jogador da Seleção, mas eu me vejo em condições. Temos características diferentes, eu sou mais alto, tenho bom cabeceio, ele tem o drible. Enfim, me sinto preparado – garantiu o camisa 36.

Copete tem se destacado pelos gols e assistências, mas admite a necessidade de melhorar em um quesito: a marcação. Depois dos 3 a 2 contra o Vitória, no último domingo, o técnico Dorival Júnior elogiou o colombiano, mas disse que ele precisa corrigir alguns posicionamentos.

O atacante tem sido cobrado para ajudar na recomposição e marcar mais o lateral adversário quando o Peixe está sem a bola. Contra o Vitória, Caju ficou muitas vezes sem cobertura.

– Tenho coisas para melhorar, quero sempre evoluir, e esse ponto é um deles. Preciso ajudar mais na marcação, recompor, ser mais participativo na parte tática. Com o tempo, vou estar mais entrosado com os companheiros e corrigirei esse problema – explica.

Hoje tem… Libertadores?

Copete Peñarol x Atlético Nacional (Foto: Reuters)Copete em ação na Libertadores deste ano, pelo finalista Atlético Nacional, da Colômbia (Foto: Reuters)

A noite desta quarta-feira vai ser bem curiosa para Copete. Enquanto ele enfrenta o Gama no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro, o Atlético Nacional, seu ex-time, faz contra o Independiente del Valle a finalíssima da Libertadores.

O colombiano diz que, se o Atlético confirmar o título após vencer o Independiente por 1 a 0 fora de casa no jogo de ida, ele se sentirá campeão. E mais: Copete vai dar uma olhada no Tempo Real do GloboEsporte.com para saber se o antigo clube conquistará o objetivo em Medellín.

– O Atlético Nacional merece o título. Se for campeão, vou me sentir um campeão também. Enquanto isso, vou defender o Santos, que é meu time, minha prioridade, sou profissional. No intervalo e no fim do jogo, eu dou uma olhada para saber o resultado. Eu abro o GloboEsporte.com – disse, rindo.

Copete Santos (Foto: Vinicius Costa/Futura Press)Copete comemora gol pelo Santos, no Brasileirão (Foto: Vinicius Costa/Futura Press)

Copete se adaptou rapidamente ao novo clube. Tímido nas entrevistas, o jogador está completamente integrado ao elenco e até dá “aulas” de salsa choke, seu ritmo preferido na Colômbia.

– O clima é muito bom. O grupo tem a vontade de ser campeão e é feito de amigos, que se interessam pelo bem-estar do companheiro. Dessa forma, foi mais fácil de me adaptar. Estou bem integrado e até tentei ensinar um pouco de salsa choke para eles. Eles também tentam me ensinar o samba, o forró. A gente se diverte – contou Copete, que divide quarto com o também colombiano Valencia, que o ajudou a se adaptar.

O novo titular do Alvinegro também aprova a cidade de Santos. Ele alugou um apartamento e mora com a esposa e dois filhos.

– Gosto muito do Santos e de Santos. A cidade é linda, tem tudo o que eu e minha família precisamos. Já sabemos onde ir, o que comer, os melhores lugares para sair. A verdade é que eu eles somos muito felizes em estar aqui hoje – garantiu.

Copete vai ser titular do Santos contra o Gama nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. O Peixe aposta no colombiano para vencer e avançar às oitavas de final da Copa do Brasil, que oferece uma vaga para a próxima Libertadores.

– Temos que encarar a Copa do Brasil com muita seriedade. Nosso objetivo é estar na Libertadores ano que vem. Eu, particularmente, não vejo a hora de disputá-la de novo – concluiu.

Veja informações da partida contra o Gama:

Jogo de ida: Gama 0x0 Santos, no dia 20 de julho
O que o Santos precisa para classificar: vitória por qualquer diferença
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: quarta-feira, 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Léo Cittadini e Vecchio; Vitor Bueno, Copete e Rodrigão
Desfalques: Lucas Lima (edema na coxa esquerda), Paulinho (suspenso), Jean Mota (não pode atuar porque já jogou pelo Fortaleza) e Alison (artroscopia no joelho)
Transmissão: TV Globo para SP, PR, MG ( Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), MS, MT, BA, PE (menos Petrolina), RN e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo César Oliveira) e SporTV 2 (com Jota Jr e William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 20h45

Compartilhe  

Tags

últimas notícias