Diário de São Paulo
Siga-nos

Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, pior resultado para o mês desde 2015

A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em novembro, na comparação com outubro, segundo divulgou nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro

Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, pior resultado para o mês desde 2015
Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, pior resultado para o mês desde 2015

Redação Publicado em 08/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 09h27


Setor continua mostrando fraqueza, mas registrou primeira alta mensal após 4 quedas seguidas.

A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em novembro, na comparação com outubro, segundo divulgou nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2017, houve queda de 0,9%.

“Os índices acumulados do ano (1,5%) e nos últimos 12 meses (1,8%) continuam positivos, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente aos meses anteriores”, destacou o IBGE.

A indústria teve o pior novembro desde 2015, quando recuou 2% na comparação com o mês imediatamente anterior. Em 2016 e 2017, a alta foi de 0,6% nos meses de novembro.

1ª alta após 4 quedas seguidas

O IBGE também revisou o resultado de outubro do ano passado, de uma alta de 0,2% para uma queda de 0,1%. Com isso, o desempenho de novembro, ainda que fraco, representou a primeira alta após 4 meses seguidos de queda.

“Embora muito perto da margem, é um resultado positivo… Interrompe uma sequência de quatro meses de queda na produção. Esse movimento sequencial não era visto desde o final de 2015″, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

Considerando o acumulado em 12 meses (alta de 1,8%), foi o pior resultado mensal desde outubro de 2017, quando o avanço estava em 1,7%. Conforme destacou o IBGE, o ritmo da produção vem perdendo tração desde julho de 2018, quando o setor acumulava alta de 3,3%.

Entre os fatores que levaram a perda de ritmo, Macedo destacou os impactos da greve dos caminhoneiros, da crise nas exportações de produtos brasileiros, o mercado de trabalho ainda deteriorado e a incerteza política durante o período eleitoral que freou investimentos e o consumo.

Produção industrial em novembro por ramo de atividade — Foto: Divulgação

Produção industrial em novembro por ramo de atividade — Foto: Divulgação

O resultado de novembro veio em linha com a média das projeções de 25 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,1% em novembro. As estimativas eram bastantes dispersas, de queda de 0,7% a alta de 1,4%.

Desempenho por segmento

Dos 26 ramos industriais pesquisados, apenas 10 mostraram crescimento na produção na passagem de outubro para novembro. O destaque foi o segmento de produtos alimentícios, que avançou 5,9%, interrompendo quatro meses consecutivos de queda. Também contribuíram para a alta do índice geral os seguintes ramos: produtos farmoquímicos e farmacêuticos (7,1%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,5%).

Compartilhe  

últimas notícias