Diário de São Paulo
Siga-nos

Produção industrial cai em 7 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em setembro

A produção industrial brasileira em setembro caiu em 7 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação

Produção industrial cai em 7 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em setembro
Produção industrial cai em 7 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em setembro

Redação Publicado em 09/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h22


Quedas mais intensas foram registradas no Amazonas, São Paulo, Bahia e Paraná. Ceará e Pará apresentaram os maiores avanços no mês.

A produção industrial brasileira em setembro caiu em 7 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com agosto. É o que aponta o levantamento divulgado pelo instituto nesta sexta-feira (9).

De acordo com a pesquisa, as quedas mais intensas foram registradas no Amazonas, São Paulo, Bahia e Paraná. Já o Ceará e o Pará apresentaram os maiores avanços no mês.

Na média do país, a produção da indústria teve queda de 1,8% em setembro frente ao mês anterior, conforme anteriormente divulgado pelo IBGE. Foi a terceira queda seguida e o pior resultado para setembro desde 2015. No acumulado no ano e em 12 meses, no entanto, a produção continua registrando alta, de 1,9% e de 2,7% respectivamente.

SP puxa queda novamente

Assim como ocorrido em agosto, São Paulo voltou a puxar a queda da indústria nacional. O estado registrou recuo de 3,9% de sua produção em setembro, exercendo o maior impacto na queda de 1,8% da produção nacional, segundo destacou o IBGE.

Foi o terceiro mês seguido de resultado negativo para o país e para São Paulo, que acumulou baixa de 1% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2017.

Recuperação lenta

Com o desemprego elevado e baixo nível de investimento e consumo, o Brasil vem mostrando dificuldades em engrenar um ritmo forte de crescimento.

No segundo trimestre, a indústria registrou contração de 0,6%, contribuindo para que o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrasse crescimento de apenas 0,2% sobre os três meses anteriores.

Segundo a última pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa do mercado é que a economia cresça 1,36% em 2018, menos da metade do que era esperado do começo do ano.

Compartilhe  

últimas notícias