Diário de São Paulo
Siga-nos

Procurador Público Federal ministra palestra em Marília e faça sobre combate a corrupção

O procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, e um dos coordenadores da operação Lava-Jato, esteve em Marília está semana para ministrar

Procurador Público Federal ministra palestra em Marília e faça sobre combate a corrupção
Procurador Público Federal ministra palestra em Marília e faça sobre combate a corrupção

Redação Publicado em 23/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 20h10


O procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, e um dos coordenadores da operação Lava-Jato, esteve em Marília está semana para ministrar palestra sobre eleições e corrupção, no Auditório da Unimar – Universidade de Marília.

“Fortalecer a sociedade civil é o caminho fundamental para combater a corrupção em Marília e em todo país”, destacou ele em seu discurso.

De acordo com o procurador, condenações recentes e a própria operação quebram a impunidade e são didáticos, mas não suficientes para resolver o problema. Os esquemas descobertos inicialmente pela Lava-Jato na Petrobras se espalharam por todas as esferas.

“Existe o mesmo esquema básico por todo o país, políticos de partidos desonestos colocam para chefiar cargos públicos federais, estaduais e municipais pessoas incumbidas de arrecadar propinas. Umas vez chefiando esses órgãos, essas pessoas vão fraudar as decisões em favor de empresas que concordem em pagar propinas em troca de lucros extraordinários”, detalhou.

Por isso, o procurador defendeu as ‘Novas Medidas Anticorrupção’ que são 70 propostas de mudanças legislativas elaboradas por 200 especialistas capitaneados pela FGV e pela Transparência Internacional e o movimento ‘Todos Contra a Corrupção’ que incentiva o voto independente de questões ideológicas em candidatos com passado limpo, e que se comprometam com a democracia e a aprovação das “Novas Medidas”, que devem ser apresentadas em 2019 ao novo Congresso.

Vale lembrar que Dallagnol não é o primeiro integrante da Lava-Jato a visitar a Unimar. Em 2016 a Semana Jurídica recebeu o procurador Roberson Henrique Pozzbon.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias