Diário de São Paulo
Siga-nos

Primeiro campeão mundial brasileiro de vela, Axel Schmidt morre aos 79 anos

Primeiro campeão mundial brasileiro de vela, Axel Schmidt morreu neste domingo aos 79 anos. Ao lado do irmão gêmeo, Erik, Axel foi pioneiro na modalidade no

Primeiro campeão mundial brasileiro de vela, Axel Schmidt morre aos 79 anos
Primeiro campeão mundial brasileiro de vela, Axel Schmidt morre aos 79 anos

Redação Publicado em 11/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h33


Tio de Torben e Lars Grael conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e o tricampeonato mundial da Snipe

Primeiro campeão mundial brasileiro de vela, Axel Schmidt morreu neste domingo aos 79 anos. Ao lado do irmão gêmeo, Erik, Axel foi pioneiro na modalidade no Brasil, conquistando o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Chicago 1959 e a prata em São Paulo 1963. Na categoria Snipe, conquistaram o tricampeonato consecutivo, feito único até hoje, em 1961, 1963 e 1965. Conhecidos como “Gêmeos do Mar”. os irmão também disputaram os Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968 e Munique 1972.

Axel foi um dos percursores da vela brasileira, iniciando uma família vitoriosa. Depois que parou de velejar, Axel se dedicou a, junto com o irmão, tornar os sobrinhos Torben e Lars bons velejadores. Torben e Lars Grael ganharam sete medalhas olímpicas. Sua neta Martine Grael conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Axel Schmidt carrega a tocha nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (Foto: Divulgação)

Axel Schmidt carrega a tocha nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (Foto: Divulgação)

Mesmo aos 79 anos, Axel Schmidt ainda velejava na Baía de Guanabara e aconselhava as novas gerações de atletas do Rio Yacht Club. Axel deixa a esposa Moema, os filhos Ingrid e Anders e os netos Bárbara e Dylan.

Lars Grael postou uma homenagem em sua conta em uma rede social.

“Vela Brasileira perde um dos seus maiores nomes. Neste domingo perdemos o Tio, professor e comandante Axel Schmidt. Filho do dinamarquês Preben Schmidt, Axel e seu irmão gêmeo Erik, foram os primeiros campeões mundiais da Vela brasileira. Únicos a sagrarem-se Tri-Campeões Mundiais consecutivos da classe Snipe. Medalhistas de Ouro e Prata nos Jogos Pan-Americanos de 1959 e 1963 respectivamente na classe Lightning. Participaram dos Jogos Olimpicos do México ?? 1968 e Munique ?? em 1972. Na Vela de Oceano foi timoneiro do veleiro “Pluft” na conquista da Regata Buenos Aires – Rio. Timoneou o Pluft ainda na tradicional Admiral’s Cup na Inglaterra ???????. Com o seu veleiro “Osprey”, Axel conquistou a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio de Vela de Oceano. Pai de Ingrid e Anders, Tio Axel foi abençoado por ter a melhor esposa que um marido pode ter, a inigualável Moema. Dedicou-se com o irmão a capacitar e formar os sobrinhos na Vela. Desta dedicação, vieram Torben e Lars Schmidt Grael. Foi Comodoro do centenário Rio Yacht Club (Sailing) em Niteroi. A Vela brasileira agradece ao campeão. Nós agradecemos ao mestre. Veleje em paz ⛵.”

Compartilhe  

últimas notícias