Diário de São Paulo
Siga-nos

Pressão x cabeça na Libertadores: o que vale o clássico para São Paulo e Santos

São Paulo e Santos entram em campo neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com pensamentos bem distintos em relação ao

Pressão x cabeça na Libertadores
Pressão x cabeça na Libertadores

Redação Publicado em 09/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h34


Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, com aspirações diferentes no Brasileirão

São Paulo e Santos entram em campo neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com pensamentos bem distintos em relação ao clássico.

Enquanto o Tricolor é o líder da competição e um dos favoritos a conquistar o título, o Peixe está em oitavo, sem grandes aspirações no Brasileirão, e com a cabeça na semifinal da Libertadores. Após o 0 a 0 na Bombonera, uma vitória simples na próxima quarta, sobre o Boca Juniors, coloca o time na final.

A Globo transmite São Paulo x Santos para SP, RS, PR, MG (regiões de Belo Horizonte, Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros), GO, TO, MS, MT, BA e PA. O Premiere exibe para todo o Brasil. Você acompanha também no ge em Tempo Real com vídeos exclusivos de gols e lances.

As escalações são os melhores exemplos de como os objetivos no jogo são distintos. O Santos deve ter um time misto, com diversos garotos. A provável equipe tem: João Paulo, Madson, Alex, Laercio (Luiz Felipe) e Luan Peres; Sandry, Jobson e Jean Mota (Pituca); Arthur Gomes, Bruno Marques e Tailson.

Já o São Paulo vai com o que tem de melhor. Luciano, uma das dúvidas, inclusive, tenta se recuperar de uma infecção na perna a tempo para ficar à disposição. Ele treinou nesta sexta. O provável time tem: Tiago Volpi, Juanfran, Léo (Diego Costa), Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Vitor Bueno (Luciano) e Brenner.

Para afastar qualquer pressão

Após a derrota por 4 a 2 para o Bragantino, na última quarta-feira, um sinal de alerta foi ligado no São Paulo. A equipe comandada por Fernando Diniz fez um de seus piores jogos na temporada e viu o sistema defensivo ter uma pane.

Vencer o Santos neste domingo significa afastar a desconfiança em relação ao futebol praticado e aumentar a possibilidade de título do Campeonato Brasileiro.

Luan, em treino do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

Luan, em treino do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

Recentemente, o Tricolor deu uma rápida resposta em situação semelhante. Após perder para o Corinthians, na 25ª rodada, a equipe tinha logo em seguida o vice-líder Atlético-MG, no Morumbi. Mesmo sem Luciano, o São Paulo venceu por 3 a 0 em uma boa apresentação.

Para o clássico contra o Santos, o retorno do volante Luan é visto como um ponto fundamental para dar essa reviravolta. Isso porque o jogador é um dos únicos volantes de marcação do elenco e fez falta na derrota para o Bragantino.

No comando do São Paulo, Fernando Diniz ainda não foi derrotado pelo Santos. São três jogos, com dois empates e uma vitória.

Cabeça na semifinal

O Santos tem se dividido entre Campeonato Brasileiro e Libertadores. Nas últimas rodadas do Brasileirão, o técnico Cuca, com receio de perder jogadores por lesão, evitou utilizar quem apresentou mais desgaste físico.

Diante do Flamengo, por exemplo, às vésperas das quartas de final contra o Grêmio, o Santos foi a campo com um time todo reserva. O resultado na partida no Maracanã (derrota por 4 a 1) não foi satisfatório, mas três dias depois o Peixe goleou o Tricolor na Vila Belmiro (também por 4 a 1) e avançou na Libertadores.

João Paulo volta ao time após John contrair Covid-19 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

João Paulo volta ao time após John contrair Covid-19 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O problema é que a queda de rendimento no Campeonato Brasileiro começou a refletir na tabela de classificação. Antes perto dos líderes, o Peixe ocupa agora a oitava posição, com 39 pontos, e está fora do G-6, a zona de classificação para a Libertadores de 2021.

Mesmo assim, a semifinal contra o Boca Juniors é vista como prioridade neste momento. Por isso, o Santos deve ser todo reserva contra o São Paulo no domingo.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias