Diário de São Paulo
Siga-nos

Pressão religiosa mantém cultos abertos ao redor do mundo

RIO - Assim como no Brasil, o embate entre governos e igrejas por causa das medidas restritivas em meio à pandemia foi parar na Justiça em outras partes do

Pressão religiosa mantém cultos abertos ao redor do mundo
Pressão religiosa mantém cultos abertos ao redor do mundo

Redação Publicado em 06/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h43


Nos EUA, Trump politizou o embate entre igrejas e governadores em torno de medidas restritivas durante a corrida eleitoral. Na Europa, fiéis foram às ruas e levaram disputa à Justiça para flexibilizar medidas

RIO – Assim como no Brasil, o embate entre governos e igrejas por causa das medidas restritivas em meio à pandemia foi parar na Justiça em outras partes do mundo. Líderes e grupos religiosos pressionaram as administrações públicas para que as restrições impostas para conter o contágio do novo coronavírus fossem suspensas ou se tornassem mais flexíveis.

Nos Estados Unidos, a questão foi politizada pelo então presidente Donald Trump, que, em meio à corrida eleitoral para sua reeleição, pressionava para a retomada das atividades mesmo que a pandemia não estivesse controlada. Por diversas vezes, o ex-chefe da Casa Branca deu declarações para forçar a reabertura de igrejas e templos, fazendo assim um aceno à sua base mais religiosa. Também atacava estados democratas — do partido oposto ao seu — que adotavam medidas mais rígidas.

— Alguns governadores consideram as lojas de bebidas alcoólicas e as clínicas de aborto essenciais, mas deixaram de fora igrejas e outras casas de culto — disse Trump, em maio de 2020— Os governadores precisam fazer a coisa certa e permitir que esses lugares essenciais de fé sejam abertos agora.

Por O Globo

Compartilhe  

últimas notícias