Diário de São Paulo
Siga-nos

Presidente do TSE afirma perceber redução de fake news nestas eleições

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso , disse que, em comparação com as eleições anteriores, houve uma redução na circulação

Presidente do TSE afirma perceber redução de fake news nestas eleições
Presidente do TSE afirma perceber redução de fake news nestas eleições

Redação Publicado em 13/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h17


Parcerias com aplicativos, agências de checagem e empresas jornalísticas foram feitas a fim de evitar a disseminação de notícias falsas

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso , disse que, em comparação com as eleições anteriores, houve uma redução na circulação e compartilhamento de notícias falsas nas eleições deste ano.

Apesar de sua fala, o ministro disse que ainda faltam dois dias para a votação e que só seria “comemorar” após o fim do processo eleitoral. “Nós temos uma grande campanha contra fake news, contra as notícias fraudulentas, que nós achamos que estamos ganhando até aqui. Mas a gente só comemora o gol depois que a bola bateu na rede e o juiz aponta para o meio de campo”, disse Barroso.

“Ainda temos dois dias até as eleições. Mas talvez nos últimos tempos essa tenha sido a eleição com menor incidência de notícias fraudulentas”, afirmou o ministro.

Medidas de combate às notícias falsas

O primeiro turno das eleições municipais será realizado neste domingo (15) em todo o território nacional. E, para o dia 29 de novembro, está marcado o segundo turno. Nessas eleições, os brasileiros deverão votar para esocolher os prefeitos e vereadores.

De acordo com o portal, o TSE firmou parcerias com as principais redes sociais e aplicativos de mensagem na tentativa de reduzir a disseminação de notícias falsas. Só no WhatsApp, já foi feito o banimento de 256 contas suspeitas de realizar disparos em massa pelo aplicativo.

Também foram feitas parcerias com agências de checagem e empresas de jornalismo para desmentir boatos e esclarecer a população sobre notícias falsas em circulação.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias