Diário de São Paulo
Siga-nos

Presidente Biden perde o cabo eleitoral. E agora???

Por Dennis Munhoz*

Presidente Biden perde o cabo eleitoral. E agora???
Presidente Biden perde o cabo eleitoral. E agora???

Redação Publicado em 09/05/2022, às 00h00 - Atualizado em 13/05/2022, às 18h53


Por Dennis Munhoz*

Presidente Biden perde o cabo eleitoral. E agora???

Está cada vez mais nítida que a eleição do Presidente Biden em 2020, foi muito mais voltada à derrota do então Presidente Trump que à vitória dele. Sem entrar no mérito das supostas fraudes apontadas pelo ex-presidente, muitos eleitores que sempre votaram no partido republicano começaram a flertar com o candidato democrata Biden.

O principal cabo eleitoral do Presidente Biden foi o ex-presidente Trump, que causou muita polêmica sobre o tratamento da COVID 19 e partiu para a briga dentro do próprio partido republicano com figuras renomadas. O alinhamento com figuras da extrema direita e radicais, causou certo receio nos eleitores conservadores que sempre defenderam as idéias de Trump.

O partido democrata percebeu esta movimentação e cuidou de afastar o Senador Bernie Sanders da disputa interna com Biden. O republicano pode engolir Biden, mas o Senador de esquerda nem com um balde de água. Ele defende o socialismo e jamais receberia qualquer apoio do eleitor republicano tradicional um pouco assustado com Trump.

O namoro durou pouco.

Até os democratas estão tendo dificuldades para defender a atual administração marcada pela inflação, retirada humilhante do Afeganistão, baixa popularidade do Presidente, indecisões, e a alardeada senilidade do Presidente, isso para não falar das investidas de Putin.

“ O arrependimento é a triste incapacidade de não poder voltar e mudar as atitudes que nos sufocam todo dia” – autor desconhecido

Este provavelmente é o sentimento que muitos eleitores estão percebendo, principalmente aqueles que nunca tinham votado nos democratas, mas não resistiram à tentação de derrubar Donald Trump.

Em novembro, teremos eleição de deputados e senadores e, o partido democrata já aceitou a derrota (provavelmente perdendo o controle das duas casas), só está tentando evitar a goleada. Todas as pesquisas apontam neste sentido e, caso não haja alguma mudança inesperada, a lista de problemas do Presidente Biden terá um novo e indigesto item: negociar com os republicanos.

Onde está o inimigo? Qual é o cara a ser derrotado?  Esta figura sumiu!

O ex-presidente vem surfando nesta onda de impopularidade do Biden e ganhando novamente espaço no partido republicano. Quem tem mais de 50 anos vai lembrar daquele famoso desenho (carangos e motocas) que uma moto falava para a outra quando algo dava errado: “Eu te disse – Eu te disse”.

Revisão: Moacyr Victor Minerbo

_________________

*Dennis Munhoz é jornalista e advogado, foi Presidente da TV Record e Superintendente da Rede TV, atualmente atua como correspondente internacional , apresentador e jornalista da Rede Mundial nos Estados Unidos
Compartilhe  

últimas notícias