Diário de São Paulo
Siga-nos

Presente em 96% dos jogos do Corinthians desde o retorno, Gil planeja carreira além dos 40 anos

Aos 33 anos, Gil está feliz com sua atual marca no Corinthians: atuou em 99 dos 103 jogos do Timão desde o seu retorno, em 2019. Empolgado com a boa forma,

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 11/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h42


Zagueiro vai completar 100 partidas pelo Timão neste domingo, contando os duelos desde 2019

Aos 33 anos, Gil está feliz com sua atual marca no Corinthians: atuou em 99 dos 103 jogos do Timão desde o seu retorno, em 2019. Empolgado com a boa forma, mantida também com treinos nas folgas, o jogador já estuda alongar a carreira para além dos 40 anos.

Os números do zagueiro são ainda mais impressionantes se transformados em porcentagem: Gil esteve em 96% dos jogos do Corinthians nos últimos dois anos. Agora, completará a marca de 100 partidas desde o retorno da China, onde defendeu o Shandong Luneng, neste domingo, às 20h, contra o Guarani, no retorno do Campeonato Paulista.

– Hoje vemos atletas esticando muito a carreira, passando dos 40 anos. E isso se deve muito aos cuidados que se tem durante todo o período de atividade. Quando a gente é mais jovem, muitas vezes não pensamos nisso, mas aí, lá na frente, o corpo sente. Então, é preciso ser algo constante e procuro passar isso aos mais jovens para ajudar – disse Gil, ao ge, via assessoria de imprensa.

Mas os treinos nas folgas são por prazer ou por compromisso?

– As duas coisas (risos). Gosto muito de treinar e sei que é importante para me manter bem. Então acabo unindo as duas situações!

Gil, zagueiro do Corinthians, em treino no CT Joaquim Grava — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Gil, zagueiro do Corinthians, em treino no CT Joaquim Grava — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

A dedicação de Gil no dia a dia soma-se com a experiência de estar em sua segunda passagem pelo Corinthians e já conhecer a casa. Naturalmente, é um dos líderes do atual elenco e chegou a usar a braçadeira de capitão em alguns jogos sem Cássio.

– Acho que, pelo tempo de casa, acaba sendo algo natural. Eu me vejo mais como um líder pelo exemplo, pelo que faço no dia a dia e dentro de campo. Isso é algo natural, mas também procuro conversar muito com todos, dou liberdade e tento ajudar da melhor maneira. É preciso saber a maneira e o momento de cobrar, pois cada companheiro é de um jeito e cada um passa por momentos diferentes durante a temporada – completou.

Os números de Gil pelo Corinthians desde seu retorno:

  • 2019 – 35 jogos
  • 2020 – 57 jogos
  • 2021 – 7 jogos
  • Total: 99 jogos
Gil brinca com Jô durante treinamento do Corinthians no CT — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Gil brinca com Jô durante treinamento do Corinthians no CT — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Confira a entrevista do ge com Gil:

ge: Desde o seu retorno ao Corinthians, você esteve em campo em 94% dos jogos. A que atribui esse desempenho e o que a marca representa para você?
Gil: 
– Fico feliz por esses números e isso só me motiva a me preparar ainda mais para poder sempre estar bem e à disposição. O atleta, no dia a dia, treina e se cuida para poder jogar, pois é o nosso momento. A marca representa satisfação em saber que todo cuidado tem surtido efeito para estar bem e atuar com regularidade.

Como avalia essa sua volta ao Corinthians até o momento?
– A volta acabou sendo em um momento complicado do futebol no geral. Não só no futebol, mas no mundo, em meio a uma pandemia. Então, fica difícil até de fazer uma avaliação. Eu só espero que tudo isso possa acabar para voltarmos ao normal. Sei que é difícil para todos, mas a nossa mudança é grande demais com tantas paradas, sem público, perda de patrocinadores e outras coisas mais. Mas a volta em si eu sei que pode ser melhor, de colocar o Corinthians na briga pelos títulos e vamos em busca disso em 2021.

Ouvimos relatos de que você costuma ser o primeiro a chegar para os treinos e, com frequência, o último a deixar o CT. Você sempre foi assim? O que te motiva a treinar tanto?
– Eu trabalho no dia a dia e me cuido muito para poder sempre estar à disposição. Hoje a parte física é extremamente importante e temos que ter isso em mente. Procuro sempre chegar antes aos treinos e depois faço alguns complementos. Alimentação e descanso também são fundamentais, pois se você consegue manter um nível legal e evita lesões, a sequência de partidas acontece naturalmente.

Você foi o jogador do Corinthians com mais minutos disputados na última temporada. Como está se sentindo fisicamente? Acha que a ausência de uma pré-temporada pode fazer falta futuramente?
– Claro que o calendário do jeito que está atrapalha um pouco, pois não existe uma definição concreta diante da situação que estamos vivendo no país e no mundo. Acaba que temos alguns períodos de treinos maiores, mas sem uma definição dos jogos. Depois, pode ser que haja também um número alto de partidas em curto espaço de tempo. Por isso a importância ainda mais de um elenco grande, bem preparado e do aproveitamento dos garotos da base.

Gil durante treinamento do Corinthians no CT  — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Gil durante treinamento do Corinthians no CT — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Como é sua relação com os jovens do elenco? Gosta de orientá-los e integrá-los aos demais? Conte quem são os garotos com os quais você tem mais afinidade e como é essa relação.
– Desde a minha primeira passagem, minha relação com os jovens sempre foi muito boa. Procuro deixar todos bem à vontade e agora tem sido um processo com um número maior ainda. Acho que quanto mais experiência, exemplo e conversas pudermos passar, melhor. Eles gostam de ouvir, perguntar e procuro sempre ajudar. Hoje isso é ainda mais importante, já que passamos boa parte do tempo concentrados, no clube e em viagem.

Você acha que rende mais jogando pelo lado esquerdo da defesa?
– Na minha carreira toda eu atuei tanto por um lado quanto pelo outro. Alguns momentos mais de um lado e em outras mais de outro. Então, hoje é algo que posso fazer tranquilamente onde precisarem de mim.

A defesa do Corinthians não foi vazada em diversos jogos neste começo de temporada. A que atribui esse desempenho?
– É algo que a gente trabalha duro para poder acontecer. É um trabalho de toda a equipe, que começa desde os atacantes até os goleiros. Então, quando conseguimos, ficamos felizes e satisfeitos. Claro, é difícil acontecer sempre, mas temos que buscar o máximo possível, pois com isso nossas chances de vitórias serão maiores.

Os resultados do Corinthians em 2020 não foram como esperado. O que está esperando para 2021? Por que acreditar que esse ano será melhor?
– Temos que trabalhar para que 2021 seja diferente. 2020 foi um ano atípico para todos e complicado. Sabemos que agora também tem sido um pouco diferente, mas é preciso saber lidar com isso e superar. Temos um bom elenco, jovens estão chegando para ajudar e a comissão técnica já conhece todos por estar já há algum tempo à frente. Essa continuidade ajuda e hoje temos um grupo que se conhece muito bem e sabe o que cada um pode dar de melhor para podermos brigar por títulos.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias