Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP vai repetir abertura da Paulista para pedestres no domingo, e estado terá 1º evento-teste nesta quarta

O governo do estado definiu um calendário com 30 eventos-testes até novembro. O primeiro deles será a Expo Retomada, no Centro de Convenções, em Santos, no

Prefeitura de SP vai repetir abertura da Paulista para pedestres no domingo, e estado terá 1º evento-teste nesta quarta
Prefeitura de SP vai repetir abertura da Paulista para pedestres no domingo, e estado terá 1º evento-teste nesta quarta

Redação Publicado em 20/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h49


O governo do estado definiu um calendário com 30 eventos-testes até novembro. O primeiro deles será a Expo Retomada, no Centro de Convenções, em Santos, no litoral. Nesta quarta (21) e nesta quinta (22), devem passar pelo local cerca de 1.500 pessoas para discutir a gestão de eventos no pós-pandemia.

Na capital, o teste feito pela prefeitura no domingo (18), de reabertura da Avenida Paulista, foi considerado positivo e será repetido no próximo domingo (25).

Em agosto, o Memorial da América Latina, na Zona Oeste da capital, receberá a Feira da Economia Criativa. Entre outubro e novembro estão agendados quatro shows no Allianz Parque. De 28 de outubro a 2 de novembro, está prevista a Campus Party, no Anhembi, e, em 7 de novembro, o GP da Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos.

Os eventos, segundo o governo, seguirão normas sanitárias rígidas, como exigência de vacinação e testagem dos participantes, capacidade reduzida, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Calendário eventos testes — Foto: Reprodução/ SP2
Calendário eventos testes — Foto: Reprodução/ SP2

A ‘Expo Retomada’ está programada para acontecer, das 11h às 17h, no Santos Convention Center. A edição espera receber 750 visitantes por dia, 1.500 no total, com testagem obrigatória, além dos demais protocolos de segurança contra a Covid-19.

Para infectologistas, eventos ao ar livre são os mais indicados para iniciar o relaxamento nas restrições contra a Covid-19. Sempre com o uso de máscaras, respeitando o distanciamento social.

Já eventos fechados, com um público maior, exigem cautela. “Hoje a situação epidemiológica que estamos não permite nenhum tipo de evento, de aglomerações, com um número grande de público. Primeiro porque temos um número de completamente vacinados baixos, estamos registrando elevação de casos diariamente e estamos na eminência da entrada de uma variante que não conhecemos bem”, informa o infectologista Renato Kfouri.

Sobre os eventos-testes, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, informou que todas as pessoas que participarem serão monitoradas pelo governo. “A vigilância será feita por mensagem de texto e acompanhamento telefônico. Também teremos monitoramento dentro dos aplicativos de compra dos ingressos para os eventos.”

Paulista reaberta

No domingo (18), a Prefeitura de São Paulo reabriu a Avenida Paulista para pedestres. O programa “Ruas Abertas” estava suspenso desde março de 2020 para evitar aglomerações por causa da pandemia de coronavírus.

Muitas pessoas foram flagradas aglomeradas e sem máscara, mas, apesar disso, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (PSDB) acredita que a reabertura foi positiva. Tanto que o local será liberado para o público da mesma forma no próximo domingo (25).

Os carros ficarão proibidos de circular no local entre 8h e 12h. Antes da pandemia, a avenida ficava aberta para o lazer das 10h às 18 aos domingos e feriados.

“Monitoramos as imagens com drones da Policia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM). O resultado foi positivo porque foi um horário que não tem muita aglomeração, as pessoas ficaram dispersadas. Lembrando que a Paulista é um local aberto”, disse o prefeito.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias