Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP vai fazer consulta pública para decidir edital de concessão de 4 terminais de ônibus

A Secretaria Municipal de Desestatização informou que quem ganhar a concorrência vai ter que requalificar os terminais, melhorar os serviços de administração,

Prefeitura de SP vai fazer consulta pública para decidir edital de concessão de 4 terminais de ônibus
Prefeitura de SP vai fazer consulta pública para decidir edital de concessão de 4 terminais de ônibus

Redação Publicado em 08/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h39


Com a concorrência internacional, a administração municipal quer entregar o controle e a manutenção dos terminais à iniciativa privada por 35 anos.

A Prefeitura de São Paulo vai colocar em consulta pública os termos do edital de concessão de quatro terminais de ônibus. Com a concorrência internacional, a administração municipal quer entregar o controle e a manutenção dos terminais à iniciativa privada por 35 anos.

A Secretaria Municipal de Desestatização informou que quem ganhar a concorrência vai ter que requalificar os terminais, melhorar os serviços de administração, manutenção e vigilância e torná-los acessíveis.

A audiência pública que vai discutir a concessão desses quatro terminais vai ser no dia 27 deste mês, no auditório do Edifício Jockey Club, no Centro de São Paulo, às 9h.

“Sanitários, as informações podem melhorar”, disse a estudante Natália Fagundes, usuária do Terminal Pirituba.

Hoje, o município gasta R$ 710 mil por mês para manter o terminal e ele rende R$ 49 mil em aluguéis. E a conta sempre fecha no vermelho.

Para a prefeitura, a solução é passar a administração pra iniciativa privada. Como os terminais são sempre bem movimentados isso atrai os comerciantes. Em Pirituba passam 39 mil passageiros por dia. Ele não é nem dos maiores terminais mesmo assim tem 12 lojas. A maioria é lanchonete.

“Nosso tempo é corrido, então a gente aproveita muito o lanche, essas coisas aqui no terminal”, disse a operadora de caixa Taís Matos.

Além do de Pirituba, o segundo lote de concessão inclui os terminais Cidade Tiradentes, na Zona Leste; Santo Amaro, na Zona Sul; e Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. Pelos quatro terminais passam, diariamente, 224 mil passageiros.

A empresa que ganhar a concessão vai ficar responsável pela administração, manutenção e conservação dos terminais; pela execução das obras de requalificação; e por fazer obras de melhoria no entorno.

thaís matos | operadora de caixa

Américo sampaio | gestor de projetos – rede nossa sp #

Compartilhe  

últimas notícias