Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP reserva dois hospitais para internação de pacientes com a nova variante ômicron da Covid-19

A Prefeitura de São Paulo reservou dois hospitais para internação e tratamento de possíveis pacientes que sejam infectados pela variante ômicron da Covid-19,

Prefeitura de SP reserva dois hospitais para internação de pacientes com a nova variante ômicron da Covid-19
Prefeitura de SP reserva dois hospitais para internação de pacientes com a nova variante ômicron da Covid-19

Redação Publicado em 30/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h03


Medida foi adotada por precaução, já que, até o momento, há apenas um caso suspeito no estado; unidades escolhidas foram o hospital municipal Tide Setúbal e o Geral de Guaianases, ambos na Zona Leste.

A Prefeitura de São Paulo reservou dois hospitais para internação e tratamento de possíveis pacientes que sejam infectados pela variante ômicron da Covid-19, nova cepa da doença.

As unidades escolhidas foram o Tide Setúbal –que é municipal e foi escolhido pela proximidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos -, e o Hospital Geral de Guaianases, que é estadual e também recebeu pacientes com a variante delta. Ambos ficam na Zona Leste da capital.

São Paulo já tem um caso suspeito da nova cepa. Trata-se de um morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, que desembarcou em Cumbica neste sábado (27) vindo da Etiópia.

O Instituto Adolfo Lutz está fazendo o sequenciamento genético para determinar qual variante provocou a doença.

Reforço da Pfizer para quem tomou Janssen

A cidade de São Paulo aplica, a partir desta terça-feira (30), a vacina da Pfizer como dose de reforço para quem recebeu a primeira dose de Janssen contra a Covid-19.

A prefeitura tomou essa decisão porque o Ministério da Saúde não entregou doses da Janssen e pela ameaça da nova variante do coronavírus.

Capital aplica dose da Pfizer como reforço para quem tomou Janssen

Capital aplica dose da Pfizer como reforço para quem tomou Janssen

Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha tomado a vacina da Janssen há pelo menos dois meses será vacinada com a Pfizer a partir desta terça.

Para se vacinar, é necessário levar o comprovante da primeira dose. A secretaria municipal da Saúde disse que há doses para os moradores e também para quem é de fora. Não há mais a necessidade de apresentar comprovante de residência.

Além deste grupo, também estão sendo aplicadas a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e a dose adicional/de reforço (DA) para pessoas elegíveis.

Estarão em funcionamento para aplicar primeiras doses, segundas doses e doses adicionais nesta terça todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços.)

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Quem pode se vacinar contra Covid na capital

  • Para a primeira dose (D1), pessoas a partir de 12 anos;
  • Para a segunda dose (D2), pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado;
  • Para a dose de reforço (DA), imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço (DA), pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 5 meses;
  • Para a dose de reforço (DA), pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, e que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço (DA), pessoas com mais de 18 anos, que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen há pelo menos 2 meses.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias