Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP instala duas câmaras refrigeradas para armazenar corpos no crematório da Vila Alpina

Além disso, o Serviço Funerário, que contava com 45 veículos que faziam o transporte de corpos, ampliou a frota e contratou 50 vans particulares. Alguns

SP
SP

Redação Publicado em 11/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h41


A média diária de cremações do maior crematório da cidade no mês de março foi de 42, no entanto, em alguns dias do mês atingiu a capacidade máxima de 48. Antes da pandemia, a média era de 30 cremações.

A Prefeitura de São Paulo instalou neste sábado (10) duas câmaras refrigeradas no Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes, conhecido como Vila Alpina, na Zona Norte da cidade. A medida ocorre em meio ao aumento no número de mortos por Covid-19.

A média diária de cremações no mês de março foi de 42, no entanto, em alguns dias do mês, atingiu a capacidade máxima de 48. Antes da pandemia, a média era de 30 cremações.

Atualmente, o crematório tem capacidade para armazenar 60 urnas funerárias. Com a chegada das duas câmaras, a capacidade aumenta para 96, uma vez que cada equipamento tem capacidade para armazenar 18 corpos.

Segundo o sistema funerário, por meio de nota, o prazo máximo para cremação de um corpo é de 48 horas e a entrega das cinzas deve ser feita aos familiares em até 14 dias. “Todos os serviços estão sendo realizados dentro dos prazos”, diz o texto.

A medida faz parte do Plano de Contingenciamento, desenvolvido no início da pandemia. No ano passado, o crematório já havia recebido duas câmaras refrigeradas. O objetivo do plano é atender o “aumento da demanda em decorrência de óbitos da Covid-19, garantindo dignidade às vítimas e reduzindo o sofrimento dos familiares”.

Enterros

Em março, foram enterradas 9.350 pessoas nos cemitérios públicos, particulares e crematórios de São Paulo, o que representa um aumento de 56% em relação ao mês anterior, que é mais curto.

Março superou o mês com o maior número de enterros em 2020. No ano passado, o dia com o maior número de enterros foi em 14 de julho: 262.

Com esta escalada de enterros, a Prefeitura de São Paulo estendeu os horários dos sepultamentos em quatro cemitérios: Vila Formosa e Vila Alpina, na Zona Leste; o São Luiz, na Zona Sul; e o Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte.

Os enterros passaram a ser feitos também de noite, com geradores de energia e refletores. Em 2020, a Prefeitura chegou a contratar postes de iluminação para possíveis enterros noturnos, mas eles foram devolvidos em julho sem terem sido utilizados.

Além disso, o Serviço Funerário, que contava com 45 veículos que faziam o transporte de corpos, ampliou a frota e contratou 50 vans particulares. Alguns desses veículos era usados no transporte escolar.

Os motoristas irão adaptar o veículo, retirar os bancos e o adesivo amarelo que fica na lateral e o identifica como transporte escolar. Ao final da contratação, a Prefeitura irá higienizar os veículos usados para o transporte de corpos.

Contêineres refrigerados são instalados no Cemitério Vila Alpina para acomodar corpos antes da cremação. — Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

Contêineres refrigerados são instalados no Cemitério Vila Alpina para acomodar corpos antes da cremação. — Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias