Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP autoriza contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem após alta de casos de Covid-19 na cidade

O secretário da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, informou - em um encontro com o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) na

Prefeitura de SP autoriza contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem após alta de casos de Covid-19 na cidade
Prefeitura de SP autoriza contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem após alta de casos de Covid-19 na cidade

Redação Publicado em 18/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h24


O secretário da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, informou – em um encontro com o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) na tarde desta segunda-feira (17) – que a Prefeitura do município autorizou a contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem.

As contratações têm o objetivo de suprir a alta demanda das UBSs, AMAs e hospitais municipais, após o aumento dos casos de Covid-19 entre os paulistanos e os profissionais de saúde da cidade.

Em 6 de janeiro, a cidade de São Paulo tinha 269 profissionais da saúde na gestão municipal afastados com Covid. Na quinta-feira (13), o número consolidado saltou para 1.403 afastamentos, representando um crescimento de 421,56%.

Na quinta (13), a média móvel de novos casos conhecidos de Covid-19 notificados na cidade de São Paulo bateu recorde, superando inclusive o número registrado no pico da pandemia, em março de 202 . Foram 6.928 novos casos confirmados na cidade (veja mais aqui).

Antes, o pico de novos casos havia ocorrido em 17 de março de 2021, quando a média foi de 6.801 registros. Os números foram calculados pela Prefeitura de São Paulo com base nos registros feitos nos sistemas E-SUS e Sivep-Gripe e seguem os critérios de definição de casos do Ministério da Saúde.

Insumos e medicamentos

Segundo o secretário, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) também estão autorizadas a comprar medicamentos e insumos de forma emergencial, caso a secretaria tenha alguma dificuldade pontual com seus processos de compras,.

Na mesma reunião, Aparecido informou que seriam pagos neste mês aos funcionários da saúde 50% das horas extras relativas a 2021 e que a outra metade do banco de horas seria quitada até o fim do primeiro trimestre.

No final da reunião, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) autorizou o pagamento de 100% do banco de horas acumuladas até 31 de dezembro do ano passado seja efetuado ainda neste mês, com os salários de janeiro. A partir desse mês, todas as horas extras e plantões extras serão pagos dentro da folha de pagamento do respectivo mês, inclusive para os servidores.

Aumento de casos

O estado de São Paulo voltou a registrar mais de mil novas internações por Covid-19 por dia pela primeira vez desde agosto. O indicador contabiliza pacientes com suspeita ou confirmação da doença em leitos de enfermaria e UTI, tanto da rede pública quanto privada.

Neste sábado (15), a média diária de novas internações é de 1.044. Na sexta-feira (14), foi de 1.004. Antes disso, a última vez que o estado havia registrado valores acima de mil havia sido no dia 10 de agosto de 2021, com 1.002.

O levantamento foi feito pelo g1 com dados do Censo Covid da Secretaria Estadual de Saúde. O sistema é próprio do estado de São Paulo e não foi prejudicado pelo apagão do Ministério da Saúde, que ainda afeta a divulgação dos números de casos e mortes pela doença.

Com o avanço da variante ômicron do coronavírus, a média do total de internados em UTI voltou a crescer no estado em dezembro de 2021, após 6 meses de queda ininterrupta.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias