Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de São Paulo muda para 28 dias o intervalo entre doses da CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (25) que ampliará o intervalo entre a primeira e a segunda doses da Coronavac para 28 dias para crianças

Prefeitura de São Paulo muda para 28 dias o intervalo entre doses da CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos
Prefeitura de São Paulo muda para 28 dias o intervalo entre doses da CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos

Redação Publicado em 25/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h58


Mudança segue as orientações do Instituto Butantan, fabricante do imunizante, que aponta maior eficácia da vacina quando as doses são aplicadas em intervalo acima de 21 dias.

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (25) que ampliará o intervalo entre a primeira e a segunda doses da Coronavac para 28 dias para crianças de 6 a 11 anos, seguindo as orientações do Instituto Butantan, fabricante do imunizante.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) está reorientando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que os retornos sejam sempre agendados após 28 dias da primeira dose, não 15 dias, como vigorava antes.

Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica continua em 56 dias ou oito semanas.

De acordo com a gestão municipal, os responsáveis pelas crianças que receberam o cartão com o retorno para a D2 após 15 dias também serão orientados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre o novo intervalo de 28 dias. Para os adultos, o intervalo entre as doses permanece 15 dias.

Intervalos para a segunda dose das vacinas na cidade de São Paulo:

Crianças:

  • Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1° dose
  • Butantan (Coronavac) Pediátrica: 28 dias ou 4 semanas após a 1° dose

Adultos e adolescentes:

  • Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
  • AstraZeneca: 08 semanas (56 dias) após 1°dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca)
  • Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1° dose
  • Janssen: de 2 a 6 meses após 1° dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da Janssen)

Um estudo divulgado pelo Butantan em abril de 2021 mostrou que a eficácia da vacina do Butantan pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o espaçamento entre as doses é superior a 21 dias

Capital amplia intervalo pra 2ª dose infantil

Capital amplia intervalo pra 2ª dose infantil

Coronavac para crianças

Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a Coronavac foi aprovado para a faixa etária de 6 a 17 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 20 de janeiro, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade, os chamados imunossuprimidos.

No mesmo dia, o governo de São Paulo começou a aplicar a vacina CoronaVac em crianças e atualizou o calendário de vacinação infantil.

Na cidade de São Paulo, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, sem comorbidades, começou no sábado (22). A imunização é feita com Pfizer nas crianças de 5 anos; a partir dos 6 anos, são imunizados com a vacina disponível na unidade (Pfizer ou CoronaVac).

Vacinação de crianças em São Paulo. — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação de crianças em São Paulo. — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Aniversário de SP

Nesta terça-feira (25), aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo, a vacinação contra a Covid-19 está acontecendo em AMASs Integradas, farmácias parceiras e parques.

Por conta do feriado de aniversário da cidade, as AMASs Integradas funcionarão das 8h às 19h. Todos os endereços das unidades podem ser consultados na página Vacina Sampa.

As crianças de 5 a 11 anos de idade podem se vacinar nas AMASs Integradas, das 8h às 19h. Já a vacinação para pessoas com mais de 12 anos, além das AMASs Integradas, acontece também nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nº 2.371 e 266), das 8h às 16h, e nos seguintes parques das 8h às 17h:

  • Parque Buenos Aires, no Centro.
  • Parque do Guarapiranga, na Zona Sul.
  • Parque do Carmo, na Zona Leste.
  • Parque Villa-Lobos, Zona Oeste
  • Parque da Independência, Zona Sul.
  • Parque da Juventude, Zona Norte.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da vacinação. Crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de 6 a 11 anos podem ser vacinadas com a CoronaVac.

Primeiras crianças que tomaram a Coronavac em SP falam da importância da vacinação

Primeiras crianças que tomaram a Coronavac em SP falam da importância da vacinação

QUEM PODE TOMAR A DOSE ADICIONAL CONTRA A COVID?

  • Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos devem tomar duas doses adicionais. Primeira dose adicional: pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única). Segunda dose adicional: pelo menos 4 meses após a realização da primeira dose adicional, independente do imunizante aplicado;
  • Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há pelo menos 4 meses – a partir de 02/12/2021;
  • Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1° dose. Mulheres que tomaram Janssen previamente e atualmente estão gestantes ou puérperas deverão ser imunizadas exclusivamente com imunizante da Pfizer.

VACINAÇÃO DE PESSOAS QUE INICIARAM ESQUEMA VACINAL COM VACINAS AINDA NÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL

  • Pessoas que receberam a primeira dose de uma vacina contra a covid-19 em outro país, poderão ser imunizadas como uma vacina de outro fabricante, de acordo com o esquema:
  • Plataforma RNA Mensageiro – Moderna – completar com Pfizer – Prazo 28 dias após a 1° dose.
  • Plataforma recombinante (vetor viral) – Sputnik – completar com AstraZeneca – Prazo 21 dias após a 1° dose.
  • Plataforma vírus inativado – Sinopharm – completar com Coronavac – Prazo 21 dias após a 1° dose.

Deve ser apresentado o documento de identificação e comprovante (físico ou digital) da vacina recebida anteriormente.

Pais se dizem aliviados pelo adiantamento da vacinação com CoronaVac em SP

Pais se dizem aliviados pelo adiantamento da vacinação com CoronaVac em SP

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias