Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de Santo André publica edital para concessão de 16 linhas de ônibus

A Prefeitura de Santo André publicou nesta semana o edital para a concessão de 16 linhas de ônibus que ligam a região da Vila Luzita ao centro da cidade. A

Prefeitura de Santo André publica edital para concessão de 16 linhas de ônibus
Prefeitura de Santo André publica edital para concessão de 16 linhas de ônibus

Redação Publicado em 09/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h25


Frota terá 82 veículos e fará ligações pelo terminal Vila Luzita; desde 2016, viação faz serviço temporário após falência de contratada pelo município.

A Prefeitura de Santo André publicou nesta semana o edital para a concessão de 16 linhas de ônibus que ligam a região da Vila Luzita ao centro da cidade. A validade do edital chegou a ser suspensa, depois que o Ministério Público apontou irregularidades, principalmente em relação a questões ambientais.

Atualmente, as linhas da região vinham sendo feitas por uma empresa em contrato de prestação temporário de serviço.

Não é comum a realização de editais para contratação parcial de linhas, mas em Santo André isto está ocorrendo porque a Expresso Guarajá, que fazia os trajetos, entrou em falência em outubro de 2016. Desde então, a empresa Suzantur opera provisoriamente as linhas.

O contrato prevê 82 ônibus em uma concessão pelo prazo de 20 anos, podendo ainda ser prorrogado.

Estão previstos ainda investimentos em infraestrutura no terminal da Vila Luzita, a revitalização de 40 pontos de parada e a implantação de idade máxima para a frota.

Atualmente, os passageiros reclamam das condições precárias de uso do transporte público municipal oferecido provisoriamente pela Suzantur, superlotação e falta de vagas para deficientes.

“Tem pouco ônibus, infelizmente. A gente perde tempo, deixa a família mais cedo em casa pra poder chegar no trabalho no horário”, diz a cozinheira Giovanna Araujo.

No terminal Vila Luzita, os painéis eletrônicos que indicam as linhas e os horários dos ônibus estão instalados, mas inoperantes. Os pneus dos veículos também estão bem gastos.

O edital prevê ainda a substituição gradativa da frota de ônibus a diesel por outras mais veículos renováveis. No 1º ano, a redução na emissão de poluentes deve ser de 40%. No 20º ano, a meta é ter 100% de frota movida a energia limpa.

O secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Edilson Factori, disse que a empresa vencedora deve começar a operar as linhas só no segundo semestre de 2019.

“As empresas devem apresentar as propostas no dia 21 de dezembro. A vencedora dessa licitação terá um prazo de 180 dias pra iniciar a operação após assinatura do contrato”, afirmou Factori.

Até a publicação desta reportagem, a empresa Suzantur não havia se manifestado sobre a situação atual dos ônibus que operam no terminal.

Compartilhe  

últimas notícias