Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de Araçatuba consegue licença para voltar a despejar lixo em aterro

A prefeitura de Araçatuba (SP), que nesta terça-feira (1º) tinha perdido autorização da Cetesb para continuar usando o aterro sanitário, conseguiu com a

Prefeitura de Araçatuba consegue licença para voltar a despejar lixo em aterro
Prefeitura de Araçatuba consegue licença para voltar a despejar lixo em aterro

Redação Publicado em 02/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h10


Licença da Cetesb tinha vencido e caminhões ficaram proibidos de jogar o lixo recolhido no local.

A prefeitura de Araçatuba (SP), que nesta terça-feira (1º) tinha perdido autorização da Cetesb para continuar usando o aterro sanitário, conseguiu com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado uma nova licença, que tem prazo para acabar: 120 dias, até o fim de novembro.

Depois a prefeitura vai ter que resolver o problema: ou consegue permissão para ampliar o aterro, que já está sobrecarregado, ou escolhe outro lugar para despejar o lixo. O serviço de coleta já foi normalizado, na manhã desta quarta-feira (2) teve coleta de lixo pela cidade. Alguns bairros já tiveram coleta na noite de terça-feira mesmo.

Nesta quarta-feira, antes das 7h já tinha caminhão de lixo pelas ruas de Araçatuba. Os sete caminhões da empresa responsável pelo serviço voltaram ao trabalho para o alívio dos moradores. A dona de casa Yolanda Rosa estava preocupada, e não sabia se ia o lixo ia ficar esquecido na frente de casa.

“É muito ruim tanto lixo na rua, os cachorros mordem e espalham toda a sujeira pela rua, mas quando vi os caminhões passarem fiquei mais tranquila”, afirma.

Os caminhões ficaram parados na garagem da empresa durante a tarde toda desta terça-feira, porque já tinham feito a coleta em parte da cidade e estavam cheios de lixo. A prefeitura até então não tinha mais autorização para descarregar no aterro da cidade.

A licença dada pela Cetesb venceu na segunda-feira e a prefeitura não poderia fazer o despejo das 180 toneladas diárias sob risco de ser multada pelo órgão ambiental. Mas na noite desta terça-feira, a Secretaria do Meio Ambiente da cidade conseguiu a autorização para usar o aterro direto da Secretaria Estadual.

A prefeitura quer continuar usando esse mesmo local, mas para isso tem que fazer a ampliação do aterro. Só que isso esbarra em outro problema, já que a Aeronáutica tem que autorizar. O aterro fica muito perto do aeroporto da cidade, o que é proibido segundo uma regulamentação da Aeronáutica, para evitar pássaros próximos à área de pouso.

A prefeitura diz que é seguro ampliar o aterro. “Estamos tentando mostrar para a Aeronáutica a segurança e a conveniência de continuar com esse empreendimento nesse local. Vamos para o fechamento de toda área, na quinta célula do aterro, onde está a área de reciclagem. Nesse espaço teremos condições de receber lixo da cidade por mais cinco ou seis anos”, afirma o secretário do Meio Ambiente Petrônio Pereira Lima.

Caminhão volta a despejar lixo em aterro de Araçatuba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Caminhão volta a despejar lixo em aterro de Araçatuba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias