Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeito de Wuhan diz ter omitido informações do coronavírus e oferece renúncia

O prefeito de Wuhan, cidade chinesa tida como epicentro do surto de coronavírus que já infectou cerca de 2.800 pessoas no mundo, assumiu ter omitido diversas

Prefeito de Wuhan diz ter omitido informações do coronavírus e oferece renúncia
Prefeito de Wuhan diz ter omitido informações do coronavírus e oferece renúncia

Redação Publicado em 27/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h20


Cidade é considerada epicentro da crise internacional; secretário local do Partido Comunista também entrega cargo

O prefeito de Wuhan, cidade chinesa tida como epicentro do surto de coronavírus que já infectou cerca de 2.800 pessoas no mundo, assumiu ter omitido diversas informações sobre a disseminação da doença. Em entrevista à emissora de televisão estatal chinesa, a CCTV, Zhou Xianwang admitiu a hipótese de renúncia.

O secretário do Partido Comunista na cidade, Ma Guoqiang, também se disse disposto a entregar o cargo. O prefeito justificou que ambos tomaram a decisão para atenuar “a indignação pública”.

“Nossos nomes estarão em meio à infâmia, mas, enquanto for útil ao controle da doença e para a sobrevivência e segurança das pessoas, o camarada Ma Guoqiang e eu assumiremos qualquer responsabilidade”, declarou Xianwang.

Profissionais da área de saúde de Wuhan têm denunciado o governo local pela reação lenta à crise do coronavírus , e moradores usaram as redes sociais para reclamar sobre a quarentena imposta à cidade, que tornou o acesso à comida e à rede de saúde ainda mais difícil. A restrição à entrada e saída foi determinada pelo próprio prefeito Xianwang. O dirigente descreveu a medida, à época, como “sem precedentes na história humana”.

Médicos e enfermeiros na cidade estão usando fraldas para adultos porque não têm tempo de ir ao banheiro devido à grande demanda de pacientes em decorrência do surto. Outros preferem usar as fraldas para não precisarem remover seus trajes de proteção e correr o risco de rasgá-los. As informações foram dadas pelo jornal britânico The Independent.

Os moradores de Wuhan descrevem como um filme de terror o cenário caótico atual nos hospitais da cidade. Corredores lotados, pacientes abandonados e uma espera angustiante e interminável. Até o momento, o coronavírus matou 81 pessoas na China , grande parte na província de Hubei, onde fica o município.

Os dirigentes chineses da província onde o novo coronavírus apareceu receberam duras críticas nas redes sociais, onde são acusados de serem incompetentes ou são ridicularizados, em meio ao desconforto em relação à administração da epidemia.

Xianwang foi ridicularizado nas redes sociais por ter colocado uma máscara ao contrário. Antes, ele e Wang Xiaodong, governador da província de Hubei, cuja capital é Wuhan, participaram de uma coletiva de imprensa sem usar máscara, violando as regras que a tornam obrigatória em espaços públicos.

“São políticos incompetentes e irresponsáveis”, disse um usuário do Weibo, o equivalente chinês do Twitter. Esses comentários são um reflexo incomum da raiva expressa publicamente na China, onde críticas contra as autoridades são normalmente censuradas.

iG

Compartilhe  

últimas notícias