Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeito de Mirassolândia mantém assessora condenada por fraude em concurso

Por Jair Viana

Prefeito de Mirassolândia mantém assessora condenada por fraude em concurso
Prefeito de Mirassolândia mantém assessora condenada por fraude em concurso

Redação Publicado em 18/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h56


Advogada condenada pelo TJ chegou a ser absolvida em primeira instância; TJ condenou

Por Jair Viana

O prefeito de Mirassolândia, José Carlos Fernandes, decidiu manter na assessoria jurídica advogada Eliana Regina Botaro Ribeiro, condenada pelo Tribunal de Justiça, acusada de improbidade. “Eu vou mante-lá, pois não fui notificado sobre nada disso”, afirmou o prefeito.

A advogada Eliana Botaro Ribeiro presta serviços, também,  para as prefeituras de Guapiaçu e a Câmara de Onda Verde. Até fevereiro deste ano, Eliana respondeu pelo jurídico da Câmara de Mirassolândia.

O presidente do Legislativo,  Murilo, disse que apenas cumpria um contrato que estava vigente há quase 13 anos. “Eu apenas cumpria o contrato. Em fevereiro, ela (Eliana Botaro) saiu e, eu abri licitação para os serviços jurídicos”, afirmou.

A legislação brasileira veda contratos entre o poder público e condenados por improbidade administrativa, como é o caso da advogada Eliana Botaro Ribeiro.

Para o prefeito Nenzão, não irregularidade na manutenção da advogada em sua assessoria jurídica. “Eu não não recebi orientação nenhuma sobre o caso. Não vejo porque rescindir o contrato”, disse.

FRAUDE EM CONCURSO

A condenação da advogada Eliana Botaro Ribeiro, segundo o acórdão do Tribunal de Justiça, se deu pelo fato de ela ter concordado com decisão de comissão criada pelo então prefeito do município de Colômbia (2010), Fábio Alexandre Barbosa, para a realização de um concurso público, que aprovou a noiva do então vice-prefeito Endrio Gambarato Bertin, além da primeira-dama, à época.

Segundo o que se apurou na época, a primeira colocada no concurso fraudado, Lidiane Louzada de Lima, embora tenha acertado apenas treze das quarenta questões da prova, aparecia com vinte e dois acertos.

No julgamento de primeira instância, em Barretos, a advogada Eliana Bottaro Ribeiro havia sido absolvida. O Ministério Público apelou e o TJ acabou proferindo sua condenação, como diz o texto do acórdão. Eliana foi condenada a multa e perda da função pública, ainda cabe recurso.

A advogada Eliana Botaro Ribeiro, através do prefeito Nenzão, por telefone, se negou a comentar sobre o assunto. Nenzão, no primeiro contato, em Mirassolândia, disse desconhecer a sentença que condenou sua assessora jurídica.

Em, Rio Preto, o prefeito falou com o BOM DIA sobre o assunto, mas também não sabia o que dizer. Afirmou apenas que estava surpreso, porém insistiu em afirmar que não sabia o que fazer.

Os outros envolvidos na fraude do concurso da Prefeitura de Colômbia, em 2010, não foram localizados para falar sobre o caso.

Compartilhe  

últimas notícias