Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeito de Dracena está com Covid-19 e diz: ‘A gente tem medo de morrer também’

O prefeito de Dracena (SP), André Kozan Lemos (PATRIOTA), anunciou em uma rede social na noite desta sexta-feira (26) que está com Covid-19.

Dracena
Dracena

Redação Publicado em 27/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h01


André Kozan Lemos (PATRIOTA) adiantou que vai tentar seguir trabalhando em casa, à frente do cargo, mas também salientou que, se precisar ser hospitalizado e tiver de se afastar do comando do Poder Executivo, irá chamar o vice para assumir a Prefeitura.

O prefeito de Dracena (SP), André Kozan Lemos (PATRIOTA), anunciou em uma rede social na noite desta sexta-feira (26) que está com Covid-19.

Ele adiantou que vai tentar seguir trabalhando em casa, à frente do cargo, mas também salientou que, se precisar ser hospitalizado e tiver de se afastar do comando do Poder Executivo, irá chamar o vice Guido Francisco Baggio (PATRIOTA), que também é o presidente da Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena (Emdaep), para assumir a Prefeitura.

A suspeita de Lemos é que ele possa ter contraído o novo coronavírus no último domingo (21), quando foi ajudar a descarregar caixas com equipamentos respiradores que haviam chegado à cidade para o atendimento de pacientes com Covid-19.

A esposa dele, Bianca Lemos, teve Covid-19 em dezembro e já se recuperou da doença.

O prefeito, de 41 anos de idade, contou que começou a ter tosse na última terça-feira (23), quando participava de uma live com o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV), que também teve Covid-19 em dezembro do ano passado e se recuperou.

“Eu estou aqui na minha casa hoje, fazendo essa live, não estou com ninguém por perto, porque eu fui positivado pra coronavírus na hora do almoço de hoje [26]. Eu não tinha sintomas. Até ontem [25] eu estava muito bem, trabalhando. Tinha uma tossinha persistente que começou no dia [23] da live do deputado. Eu estava falando com ele, tomei água, começou uma tossinha, achei até que tinha engasgado. Essa tosse não passou. Eu já tinha feito exame na segunda-feira [22], olha que coincidência, na segunda-feira deu negativo, e hoje eu acordei com um pouco de dor de cabeça, bem leve, uma coisa que acontece, pode ser por qualquer outro motivo, não era indício. A tossinha persistente, continuava. E aí eu comecei a ficar febril na hora do almoço”, disse o prefeito.

“Eu estava fazendo uma reunião lá na Prefeitura e comecei a sentir arrepiando. Não sei se eu já estava com febre ou não. Mas cheguei em casa e estava febril, com 37,5ºC, e daí pra frente, parece que na hora que você descobre aí a coisa pipoca. O batimento cardíaco foi lá pra frente, a saturação caiu, a febre aumentou disparadamente”, continuou.

“A gente tem medo de morrer também. Todo mundo tem medo”, declarou Lemos.

“Na verdade, Deus é quem sabe a hora de todo mundo. Eu não sei qual vai ser a minha, eu não sei qual vai ser a de vocês, eu sei que cada um tem a sua missão. Se a minha missão era só chegar até aqui e deixar um bom exemplo, deixar alguma coisa, Deus vai saber. Eu espero que não. Eu espero viver muito ainda pra poder fazer muito pela cidade. Pelo tempo que se manifestou a doença, eu devo ter contraído lá naquele dia [21] que eu fui descarregar as caixas de respiradores, que eu estava lá na frente do Cemac [Centro Municipal de Atendimento à Covid-19], da Santa Casa. Estava com uma máscara inadequada pra estar naquele local”, detalhou.

Lemos afirmou que confia muito em Deus, que não vai se deixar abater e que vai lutar contra a doença.

“Eu estou com um pouquinho de febre ainda, sentindo ardência na pele, mas não estou abatido. O olho ficou um pouco vermelho, mas estou bem. Confio muito em Deus e não vou me deixar abater. Eu vou lutar. Vou lutar até o último dia, até a última gota, se tiver alguma chance”, salientou.

Lemos pediu orações da população para todos os dracenenses e também para o seu antecessor no cargo, o ex-prefeito Juliano Brito Bertolini (PODE), que, segundo o atual chefe do Poder Executivo, está internado com Covid-19.

“Vou tentar ficar trabalhando em home office por algumas horas do dia. Se estiver bem, se estiver recuperando, a gente vai levando dessa maneira. Se tiver algum probleminha, precisar internar, eu vou ter que chamar o meu vice pra assumir por uns dias. Mas eu vou sair de lá. Eu não vou ficar lá, não”, concluiu Lemos.

Colapso

Em entrevista ao G1 no dia 17 de fevereiro, o prefeito André Kozan Lemos afirmou que a cidade de Dracena entrou em colapso em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19.

Um decreto municipal foi elaborado com novas restrições impostas para tentar controlar a situação da pandemia no município, inclusive com a adoção de toque de recolher e lockdown aos fins de semana.

As visitas na penitenciária da cidade também foram suspensas.

O mais recente boletim epidemiológico, atualizado nesta sexta-feira (26), indica que Dracena registra 3.213 casos positivos do novo coronavírus e 70 mortes causadas pela doença.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias