Sem categoria
Portaria retifica repasses de quotas do salário educação

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial
O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União de hoje (15), uma portaria que retifica a estimativa anual de repasses e coeficientes de distribuição de quotas estaduais e municipais do salário educação do exercício 2020 – contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.
Para se chegar aos valores estimados do salário educação de cada município e de cada unidade federativa, leva-se em conta a participação de cada unidade federada na arrecadação feita em 2020, bem como a quantidade de alunos matriculados no ensino básico público. Para acessar a tabela com os coeficientes e os valores estimados para as redes de administração pública estadual e municipal clique aqui.
Segundo o MEC, o salário educação sempre teve a repartição e a distribuição dos seus recursos realizadas sob a forma de quotas. A Lei nº 10.832/2003 introduziu modificações significativas na repartição do montante da arrecadação, assegurando a participação dos municípios na parcela que até então era direcionada aos governos estaduais.
Ficou então definido que 10% da arrecadação líquida fica com o próprio Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que a aplica no financiamento de projetos, programas e ações da educação básica. Os 90% restantes da arrecadação líquida é desdobrada e automaticamente disponibilizada aos respectivos destinatários, sob a forma de quotas: 1/3 é federal e vai para o FNDE; os 2/3 restantes, que integram a quota estadual e municipal, são creditados mensalmente (e de forma automática) em contas bancárias específicas das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, na proporção do número de matrículas, para o financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica.
A portaria publicada hoje já esta em vigor, e seus efeitos financeiros contam desde 1º de janeiro de 2020, “devendo os acertos decorrentes das alterações estabelecidas ser realizados nos repasses das competências de novembro e dezembro de 2020”.
.
.
.
Agência Brasil
-
Artigos5 horas atrás
Marlon Luz: Uma CPI pode acabar com os apps em São Paulo?
-
São Paulo7 horas atrás
Fiscalização fecha bares com aglomerações na Zona Sul da capital em 1ª noite de ‘toque de restrição’ em SP
-
saúde6 horas atrás
‘Eu me sinto na fase mais difícil de uma guerra’, diz enfermeira de hospital lotado do RS
-
Polícia7 horas atrás
Estudante se torna réu pelo assassinato de jogadora de games em SP; continuará preso e fará exame de insanidade mental
-
São Paulo7 horas atrás
Michel Temer é vacinado contra a Covid-19 em drive-thru de SP
-
Internacional10 horas atrás
Peter Revson teve curta e competente passagem pela F1 mas morreu em acidente em 1974
-
Esportes5 horas atrás
Lesão na perna de Tiger Woods: o que é uma fratura exposta cominutiva
-
Esportes5 horas atrás
LeBron James rebate Ibrahimovic após ser criticado por ativismo: “Nunca ficarei calado”