Diário de São Paulo
Siga-nos

Por ‘lei branda’, Justiça nega prisão preventiva de motorista que matou ciclista

A Justiça indeferiu o pedido de prisão preventiva do motorista José Maria da Costa Junior , que atropelou e matou a ciclista Marina Harkot , de 28 anos, na

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 14/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h37


Apesar da gravidade do caso, juiz alega que não é possível aplicar medidas drásticas

A Justiça indeferiu o pedido de prisão preventiva do motorista José Maria da Costa Junior , que atropelou e matou a ciclista Marina Harkot , de 28 anos, na madrugada do último domingo, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Costa Junior fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima. A juíza Tatiana Ormeleze afirmou que o crime de homicídioculposo, sem intenção de matar, pelo qual o motorista foiindiciado, não prevê prisão preventiva.

Na decisão, a juíza afirmou que, para ser preso preventivamente, o acusado tem que terpraticado crime doloso, com pena máxima superior a quatro anos, ouser reincidente, ou ainda, no caso violência doméstica e familiar,como medida protetiva de urgência. “Desta forma, o juiz fica impossibilitado de impor uma medida mais drástica em razão daleniência da própria lei, apesar da gravidade do caso”, escreveu.

Marina era pesquisadora da Universidade de São Paulo e ciclo ativista. Sua linha de pesquisa era justamente analisar os motivos que levavam as mulheres a usar menos a bicicleta para se locomover na cidade.

Costa Junior se apresentou no 14º Distrito Policial na terça-feira, acompanhado por advogado. Na hora do acidente, ele dirigia uma Hyundai Tucson. Marina teria sido atropelada pelas costas. Um motociclista viu o acidente, seguiu o veículo e anotou a placa. O carro foi localizado pela polícia num estacionamento da Rua Cesário Motta Júnior, no  centro da cidade.

Costa Junior não foi preso também porque a lei eleitoral prevê que, devido às eleições, ninguém poderia ser preso nos cinco dias anteriores ao pleito, a não ser em flagrante.

Imagens da câmera de segurança de um elevador, obtidas pela Globo News mostram o motorista sorrindo momentos após o acidente na Zona Oeste de São Paulo. Na gravação, Costa Júnior aparece conversando com uma outra mulher. No vídeo, ele não demonstra nervosismo e abatimento por ter atropelado Marina, de acordo com os investigadores do caso ouvidos pela Globo News.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias