Diário de São Paulo
Siga-nos

Por cerimônias mais simples, organizadores de Tóquio 2020 trocam direção criativa do evento

Os organizadores de Tóquio 2020 anunciaram mudanças na equipe criativa responsável por dirigir as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos no ano que

organizadores de Tóquio
organizadores de Tóquio

Redação Publicado em 23/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h49


Hiroshi Sasaki assume cargo de Mansai Nomura e pretende adequar evento ao mundo pós Covid-19

Os organizadores de Tóquio 2020 anunciaram mudanças na equipe criativa responsável por dirigir as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos no ano que vem. O time de sete pessoas antes comandado por Mansai Nomura agora dá lugar a Hiroshi Sasaki.

Sasaki ajudou a produzir a cerimônia de passagem de bastão dos Jogos do Rio para os Jogos de Tóquio, marcados pela aparição do então Primeiro Ministro Japonêz, Shinzo Abe, como o personagem dos videogames Super Mario. De acordo com os organizadores, a troca ajudará na reformulação das cerimônias para que estejam de acordo com os novos tempos.

– As cerimônias ainda serão uma grande celebração para ser aproveitadas pelos atletas e por quem assistir, mas provavelmente serão mais simples e com um design mais restrito para refletir a simplificação dos Jogos como um todo e a potencial necessidade de ainda ter medidas de combate à Covid-19. (…) É apropriado tornar as cerimônias e os programas mais simples para que de alguma forma reflitam e respeitem a experiência mundial da pandemia – diz o comunicado oficial.

Em entrevista coletiva reproduzida pela agência de notícias Reuters, Sasaki disse que “ as condições são difíceis, mas que neste estágio nenhum progresso está sendo feito ainda”.

– Agora as cerimônias extravagantes são consideradas excessivas e precisamos pensar sobre este momento como uma oportunidade para mudar por causa da Covid-19, ou graças a Covid-19 – disse Sasaki.

Os Jogos de Tóquio foram adiados para 2021, com as Olimpíadas sendo disputadas de 23 de julho a 8 de agosto, e as Paralimpíadas de 24 de agosto a 5 de setembro. Nesta terça-feira foi confirmado orçamento oficial revisto após o adiamento. O aumento em relação à previsão inicial é de 22%, totalizando um custo total de mais de R$ 79 bilhões.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias