Diário de São Paulo
Siga-nos

Ponzinibbio celebra retorno após dois anos: “Médico falou que eu poderia nunca mais lutar”

O peso-meio-médio argentino Santiago Ponzinibbio volta ao octógono do UFC neste sábado e já pode se considerar um vencedor. Em 2019, ele enfrentou uma

Ponzinibbio
Ponzinibbio

Redação Publicado em 14/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h31


Argentino teve complicações após infecção no sangue. Com troca de oponente no mês passado, ele foca apenas em recuperar o tempo perdido: “Só coloca um corpo na minha frente”

O peso-meio-médio argentino Santiago Ponzinibbio volta ao octógono do UFC neste sábado e já pode se considerar um vencedor. Em 2019, ele enfrentou uma infecção no sangue que acarretou sucessivas internações e alguns problemas de saúde, como febre constante, perda de peso e dores nas articulações. Depois, no último ano, ele teve seu retorno novamente adiado, pela última vez quando testou positivo para Covid-19. Sem lutar desde novembro de 2018, ele encara o chinês Li Jingliang no primeiro evento do Ultimate no ano, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi.

— 2020 foi um ano em que eu batalhei muito para voltar a ser o atleta que eu era antes, porque (a infecção) deixou muitas sequelas no meu corpo. Num momento, o médico falou que eu poderia nunca mais lutar na vida. Depois falou que talvez meu joelho ficasse estragado para sempre, porque eu tinha muitas dores. Tive que lidar com tudo isso mentalmente, muito trabalho em 2020 para voltar a ser o atleta que eu era antes. Realmente foi bem complicado, mas hoje em dia já virei a página, estou melhor do que nunca, fisica e mentalmente foi um aprendizado muito grande. Tive de lidar com vários fantasmas, mas ao mesmo tempo eu tinha uma fé interior que me falava que eu sairia bem e ainda seria campeão do mundo — diz o lutador.

Por um momento, o retorno de Ponzinibbio neste sábado chegou a ficar ameaçado. Inicialmente, o argentino enfrentaria Muslim Salikhov, que foi retirado de jogo após apresentar sintomas de Covid-19 em dezembro. A troca de adversários a cerca de um mês para a luta não incomodou o meio-médio, que está ansioso por ter o braço levantado novamente após tanto tempo parado.

— Eu quero sair na mão, não interessa com quem vai ser. Só coloca um corpo na minha frente. Bata o peso e vamos sair na mão. Não tem problema nenhum (a mudança), só quero lutar e mostrar meu trabalho. Seja contra quem for, vou ganhar, nocautear esse cara e mostrar para o mundo que vou ser o próximo campeão dessa divisão. Minha estratégia é dar soco na cara, fazer ele sentir muita dor, até que ele não aguente mais. Deus queira que eu tenha saúde para lutar o máximo de vezes possível. Se você me perguntar agora, quero lutar a cada dois meses, recuperar o tempo perdido. Em 2021 eu só quero lutar — afirma.

Quando teve a carreira interrompida, Ponzinibbio acumulava sete vitórias consecutivas (ao todo, são nove em onze lutas pelo UFC). Antes ranqueado e com expectativas de ser campeão, o argentino teve de observar de longe novos adversários despontando e até mesmo a retirada de seu nome do top 15 do Ultimate.

— Não me importa se sou um cara do ranking, se não sou… tenho para mim bem claro que sou um dos melhores do mundo. Sei que se eu lutar hoje contra o campeão tenho grandes chances de ganhar. Então vou subir no octógono, me divertir, fazer o que amo e bola para frente. Ganhar, uma, duas, três, quatro… só quero lutar e mostrar ao mundo quem eu sou — diz o meio-médio, que também analisa a evolução da categoria desde sua última luta.

— Tem nomes novos, apareceu o Durinho… ele não estava na divisão, apareceu e em duas lutas estava já na frente. Leon Edwards me passou, depois me removeram do ranking… o Michael Chiesa subiu bem, vários nomes novos. Para mim é a divisão mais emocionante do UFC, pela versatilidade dos atletas, pelo poder de nocaute, é uma divisão muito divertida. Estou muito entusiasmado para estar de volta ao show.

Combate transmite o “UFC Holloway x Kattar” ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 13h45 (horário de Brasília). O SporTV 2 e o Combate.com exibem o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas ao vivo; o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC Holloway x Kattar
16 de janeiro de 2021, na Ilha da Luta (Abu Dhabi)
CARD PRINCIPAL (17h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Calvin Kattar
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Matt Brown
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Li Jingliang
Peso-médio: Joaquin Buckley x Alessio Di Chirico
Peso-médio: Punahele Soriano x Dusko Todorovic
CARD PRELIMINAR (14h, horário de Brasília):
Peso-médio: Phil Hawes x Nassourdine Imavov
Peso-galo: Wu Yanan x Joselyne Edwards
Peso-pesado: Carlos Boi x Justin Tafa
Peso-meio-médio: David Zawada x Ramazan Emeev
Peso-galo: Sarah Moras x Vanessa Melo
Peso-pena: Jacob Kilburn x Austin Lingo

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias