Diário de São Paulo
Siga-nos

Políticas Públicas e Participação Social

Por Marcelo Dutra*

marcelo dutra
marcelo dutra

Redação Publicado em 10/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h25


Por Marcelo Dutra*

Políticas Públicas e Participação Social

O fracasso do combate as drogas e o aumento da população em situação de rua exigem o acompanhamento com maior proximidade de políticas públicas que pretendem dar conta dessas situações, sejam das que interpretam o consumo de drogas como uma questão de saúde pública ou de outras que entendem ser tema policial. Muitos pontos devem ser considerados, começando pelos que são gestadas em movimentos sociais, passando pela atuação religiosa, profissionais da área, poderes Executivo/Legislativo, escuta ativa de dependentes químicos e população em geral. Neste sentido, o apoio bibliográfico e o respeito ao contraditório são de extrema importância para compreender a questão, já que um levantamento nas três esferas do poder público apresenta erros, acertos e pode colaborar em construções mais eficientes.

Não podemos nos furtar ao debate sobre decisões governamentais e demais problemas que agridem nossa jovem República e impedem que cresça ampla e vigorosa. É dever de toda sociedade avaliar a natureza institucional dos poderes públicos, os processos que conduzem e os princípios que fundamentam suas decisões. De forma que as relações entre sociedade civil e Estado não sejam reduzidas ao pleito eleitoral, tributos, medidas provisórias, ações midiáticas e ou populistas. As sequelas sociais deixadas pelo uso abusivo de entorpecentes necessitam sim de um olhar mais apurado, justificada pela falta de continuidade nas iniciativas políticas, que a cada mandato uma nova e mirabolante solução é posta em prática e logo se mostra ineficiente! Ações de governo devem ser norteadas por princípios coerentes com um Estado democrático de direitos e deveres que de fato recepcionem a todos.

Neste momento, na capital paulista, nossas esperanças são renovadas por um novo Executivo Municipal: Prefeito Ricardo Nunes (MDB), ex-vereador, cristão, pró-família, teve atuação destacada em diversas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). Inicia de fato seu mandato em 2022 e tem demonstrado especial atenção em resolver tais questões, conta com apoio de representantes do legislativo paulistano como Vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC), que foi Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo em 2018, entre outros atuações nos executivos municipal e estadual sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população, também cristão, defensor da família como pilar da sociedade, observa ainda a importância da saúde e educação como ferramentas de bem estar coletivo, e claro, isso inclui atenção especial a população em situação de rua.

Cabe a toda sociedade fiscalizar seus eleitos e contribuir na gestão das cidades. Acompanhe o mandato dos políticos da sua localidade ou de qualquer área do poder público nos sites institucionais de cada casa legislativa, órgão do executivo, autarquia ou de empresas que tem negócios com o poder público.

________________

*Marcelo Dutra
Assessor Parlamentar;
Cientista Político pela Fundação de Sociologia e Política(FESP/SP);
Especialista em Marketing Político pela Universidade de São Paulo (USP).
Compartilhe  

últimas notícias