Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia registra 155 atropelamentos neste ano em Rio Preto

Desde o começo do ano, a Polícia Militar registrou em São José do Rio Preto (SP) 155 pedestres atropelados nas ruas e avenidas da cidade, o que dá

Polícia registra 155 atropelamentos neste ano em Rio Preto
Polícia registra 155 atropelamentos neste ano em Rio Preto

Redação Publicado em 09/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h10


Prefeitura de Rio Preto chegou a instalar até lombofaixas na cidade.
Motorista que não respeita é multado, infração gravíssima.

Desde o começo do ano, a Polícia Militar registrou em São José do Rio Preto (SP) 155 pedestres atropelados nas ruas e avenidas da cidade, o que dá praticamente uma pessoa atropelada a cada dois dias. A prefeitura de Rio Preto chegou a instalar até lombofaixas na cidade, mas muitos motoristas não respeitam a faixa.

De acordo com a lei de trânsito, onde tem lombofaixa a prioridade é do pedestre e o motorista é obrigado a parar, mas na prática não é isso que acontece.  Na avenida Brigadeiro Faria Lima, em frente ao Hospital de Base tem lombofaixa, mas muitos pedestres precisam correr para atravessar. “A gente fica com medo de não parar e por isso saio correndo, tem motorista que para, outros não param, então não dá para confiar”, afirma a diarista Odiléia da Costa.

Mas também tem pedestre imprudente. Apesar da faixa de pedestre estar perto, tem muita gente que se arrisca e atravessa fora dela. E os motoristas também não fazem o que deveria. No centro da cidade, carros, motos seguem sem parar antes de chegar a lombofaixa.

O Código de Trânsito Brasileiro é claro: nos cruzamento sem semáforos a prioridade é sempre do pedestre. O porteiro João Batista Filho já foi uma dessas vítimas. Ele foi atropelado quando tentava atravessar a avenida Danilo Galeazzi na região leste da cidade. Por causa dos ferimentos, chegou a ficar afastado do trabalho. “Fraturei três costelas, trincou um osso da perna e fiquei 60 dias afastados do trabalho. É ruim para o pedestre atravessar as ruas de Rio Preto”, afirma o porteiro.

Em Rio Preto, as lombofaixas começaram a ser feitas no início deste ano. A primeira foi construída em frente ao Hospital de Base, depois em frente ao Mercadão e do Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia. Ao todo, são 33 lombofaixas na cidade. “Sempre o pedestre tem prioridade sobre o veículo. O motorista que não respeita é multado, infração gravíssima, sete pontos na carteira e R$ 293 de multa. E o pedestre sempre deve atravessar na faixa e sempre olhar para os lados para atravessar”, afirma o tenente Cláudio Ziroldo.


Compartilhe  

últimas notícias