Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia realiza despejo em acampamento que abriga 400 famílias

Na madrugada da última quarta-feira (12), a polícia de Minas Gerais começou uma ação de despejo em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Polícia realiza despejo em acampamento que abriga 400 famílias
Polícia realiza despejo em acampamento que abriga 400 famílias

Redação Publicado em 13/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h08


O MTST entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a ação de despejo, classificada pelo movimento como “ilegal”

Na madrugada da última quarta-feira (12), a polícia de Minas Gerais começou uma ação de despejo em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) que abriga mais de 400 famílias.

A ação foi retomada na manhã desta quinta-feira (13), mesmo após o governador do estado, Romeu Zema (Novo) ter anunciado a suspensão do despejo. O despejo acontece no acampamento Quilombo Campo Grande.

No começo desta quinta, as autoridades destruíram a sede da Escola Popular Eduardo Galeano, que ficava dentro da área do acampamento. No local também seria construído um polo de conhecimento e tecnologia em agroecologia.

Segundo dados fornecidos pelo MST, mais de 200 policiais fortemente equipados estariam participando da ação.  Há relatos de truculência policial durante a abordagem. O movimento entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a ordem de despejo, classificada pela entidade como “ilegal”.

Manifestação contra despejos

No mesmo dia em que a ação atinge o acampamento Quilombo Campo Grande, será realizada uma manifestação contra os despejos durante a pandemia. O ato está marcado para as 14h na frente da Estação São Paulo-Morumbi do metrô. Segundo nota do MTST, entre os dias 20 de março e 20 de maio, foram executadas mais de 4 mil ações de despejo apenas no Estado de São Paulo.

iG
Compartilhe  

últimas notícias