Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia Federal indicia empresário Abílio Diniz por estelionato e organização criminosa

O delegado da Polícia Federal (PF) Maurício Moscardi indiciou o empresário Abílio Diniz e mais de 40 investigados na Operação Trapaça, que é um desdobramento

Polícia Federal indicia empresário Abílio Diniz por estelionato e organização criminosa
Polícia Federal indicia empresário Abílio Diniz por estelionato e organização criminosa

Redação Publicado em 15/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h53


Dezenas de investigados em desdobramento da Operação Carne Fraca também foram indiciados.

O delegado da Polícia Federal (PF) Maurício Moscardi indiciou o empresário Abílio Diniz e mais de 40 investigados na Operação Trapaça, que é um desdobramento da Operação Carne Fraca. Diniz foi indiciado por estelionato, falsidade ideológica e crime contra a saúde pública.

As investigações apontam que quatro fábricas da BRF Brasil Food são suspeitas de fraudar laudos relacionados à presença de salmonela em alimentos para exportação a 12 países que exigem requisitos sanitários específicos de controle da bactéria do tipo salmonella spp.

O grupo inclui China, África do Sul e países da União Europeia. Nesses países, a porcentagem de salmonella spp tolerada é menor que a tolerada no Brasil. De acordo com o ministério, estão suspensas as exportações dessas fábricas da BRF para esses 12 destinos.

G1 tenta contato com a defesa de Abílio Diniz.

Como funcionava a fraude

De acordo com as investigações, cinco laboratórios (sendo 3 credenciados junto ao Mapa e 2 do setor de análises da BRF) fraudavam resultados de exames feito nos produtos. Dessa forma, dados fictícios eram informados em laudos entregues ao Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) a fim de driblar a fiscalização. Por esse motivo, a operação foi batizada de Trapaça.

Compartilhe  

últimas notícias