Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia faz operação com ajuda de satélites para fiscalizar desmatamento no noroeste paulista

A Polícia Ambiental de São José do Rio Preto (SP) realizou uma operação nesta quarta (25) e quinta-feira (26), em oito cidades do noroeste paulista, para

Polícia faz operação com ajuda de satélites para fiscalizar desmatamento no noroeste paulista
Polícia faz operação com ajuda de satélites para fiscalizar desmatamento no noroeste paulista

Redação Publicado em 27/04/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h16


A Polícia Ambiental de São José do Rio Preto (SP) realizou uma operação nesta quarta (25) e quinta-feira (26), em oito cidades do noroeste paulista, para combater o desmatamento e a criação de animais em áreas de preservação.

Para auxiliar os 30 policiais que participaram da ação, imagens de satélites foram utilizadas pela primeira vez na região. A tecnologia possibilita monitorar e detectar se houve desmatamento nos locais analisados nos últimos 10 anos.

Ao todo, 27 propriedades rurais fiscalizadas nas cidades de Rio Preto, Onda Verde, Cedral, Ibirá, Mirassolândia, Palestina, Icem e Orindiuva (SP). A polícia informou que mais R$ 100 mil em multas foram aplicados e mais de 20 hectares de mata nativa terão de ser replantados.

Em uma propriedade em Onda Verde, a corporação constatou que em um período de sete anos, uma área que representa quase três campos de futebol foi desmatada.

Segundo o tenente da Polícia Ambiental, Emerson Mioransi o proprietário flagrado em Onda Verde “pode receber uma multa que começa em R$ 5 mil por hectare e, além de responder por crime ambiental, também terá que realizar uma recuperação da área desmatada.”

Também disse que “se proprietário continuar utilizando a área, poderá ser autuado, novamente, por descumprimento de embargo. Posteriormente, será realizada uma audiência de conciliação onde será feito uma proposta de recuperação da área desmatada”, finaliza Emerson.

Compartilhe  

últimas notícias