Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia encontra ossada de idosa que desapareceu em visita ao Santuário Nacional de Aparecida, SP

A Polícia Civil encontrou a ossada de uma idosa de 85 anos que havia desaparecido no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A ossada foi encontrada perto da

Polícia encontra ossada de idosa que desapareceu em visita ao Santuário Nacional de Aparecida, SP
Polícia encontra ossada de idosa que desapareceu em visita ao Santuário Nacional de Aparecida, SP

Redação Publicado em 26/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h03


A Polícia Civil encontrou a ossada de uma idosa de 85 anos que havia desaparecido no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A ossada foi encontrada perto da Basílica e os objetos próximos ao corpo foram reconhecidos pela família da idosa. Além do reconhecimento dos itens, a Polícia Civil aguarda o resultado de um comparativo de DNA.

Berenice dos Santos Silva havia desaparecido no dia 23 de dezembro de 2017, durante visita ao Santuário Nacional. A idosa era de Penápolis e estava com a família em uma excursão. Ela foi vista pela última vez no estacionamento do Santuário, depois de pedir que a neta comprasse uma sombrinha enquanto descansava.

De acordo com a Polícia Civil, a ossada foi encontrada na última quinta-feira (21) quando funcionários do Santuário faziam uma capina em uma região próxima à linha férrea. Ao lado da ossada foram encontradas a blusa, óculos, pulseira e dentaduras. Os itens foram reconhecidos pela família que se deslocou até Aparecida para o reconhecimento nesta terça-feira (26).

O delegado responsável pelo caso, Adilson Marcondes, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Guaratinguetá, explica que mesmo após o reconhecimento dos objetos, aguarda o resultado de um exame de DNA para liberação da ossada.

“A família confirma que os itens encontrados com a ossada são dela mas, para a polícia, é preciso um procedimento formal que é o comparativo de DNA. Fizemos a coleta de amostras da família e encaminhados à São Paulo para a confirmação”, explica Marcondes.

Desaparecimento

A idosa desapareceu por volta das 14h do dia 23 de dezembro, no estacionamento da Basílica. De acordo com filha de Berenice, Adalgisa Fernandes, elas chegaram na cidade pela manhã e participaram da missa e percorreram alguns pontos turísticos.

Após o almoço, a idosa insistiu para que a filha e a neta comprassem uma sombrinha, enquanto ela aguardaria próximo ao ônibus. Cerca de 20 minutos depois, quando voltaram, ela não estava mais lá.

O caso mobilizou a Polícia Civil e a prefeitura da cidade. O Santuário disponibilizou as imagens de todo o circuito interno de segurança à polícia, que acionou delegacias do estado e de outras regiões. Havia a suspeita de que ela pudesse ter entrado no ônibus errado e chegado a outro destino.

Fotos da idosa também foram espalhadas pela cidade e a civil chegou a desmentir boatos sobre o suposto encontro de Benedita na rodoviária e casas de repouso em Aparecida.

Compartilhe  

últimas notícias