Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia de SP deve concluir nesta semana inquérito sobre cachorro morto após agressão no Carrefour

A Polícia Civil deverá concluir nesta semana o inquérito que apura as causas e eventuais responsabilidades pelas agressões e morte de um cachorro em Osasco,

Polícia de SP deve concluir nesta semana inquérito sobre cachorro morto após agressão no Carrefour
Polícia de SP deve concluir nesta semana inquérito sobre cachorro morto após agressão no Carrefour

Redação Publicado em 17/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h22


Delegacia de Osasco investiga causas e responsabilidades por maus-tratos contra Manchinha. Vídeo de supermercado gravou animal sangrando; ele morreu de hemorragia, diz veterinária.

A Polícia Civil deverá concluir nesta semana o inquérito que apura as causas e eventuais responsabilidades pelas agressões e morte de um cachorro em Osasco, na Grande São Paulo. A Delegacia de Polícia de Investigações Sobre o Meio Ambiente investiga se o animal foi vítima de abuso e maus-tratos. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O caso é investigado por meio de inquérito na Delegacia de Investigações sobre o Meio Ambiente, de Osasco. Mais de 20 pessoas já foram ouvidas, entre elas o vigilante acusado de desferir um golpe com uma barra de alumínio no animal”, informa nota da pasta Segurança. “A autoridade policial responsável pelo caso deve concluir o inquérito na próxima semana, após oitiva de mais testemunhas, e encaminhar ao poder judiciário para as medidas cabíveis.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais depois da divulgação de imagens gravadas por câmeras de monitoramento interno do Carrefour registrarem o animal em 28 de novembro (veja acima).

Postagem de ativista nas redes sociais relata que cachorro foi espancado e envenenado por funcionário de unidade do Carrefour  — Foto: Reprodução/Facebook

Postagem de ativista nas redes sociais relata que cachorro foi espancado e envenenado por funcionário de unidade do Carrefour — Foto: Reprodução/Facebook

Vídeos

Nos vídeos, Manchinha, como o cão era conhecido, é perseguido por um segurança do supermercado. O homem usa uma barra de ferro pontiaguda para espantar o bicho.

Outra filmagem mostra o cachorro mancando e sangrando na pata esquerda traseira. Em mais um vídeo, feito por celular, o cão desmaia depois de ser laçado no pescoço por um enforcador utilizada por um funcionário da prefeitura.

O animal foi levado ao Departamento Animal de Osasco, onde chegou “desfalecido e agonizando”, segundo o boletim de ocorrência do caso. De acordo com a veterinária que o atendeu disse à investigação, Manchinha morreu em decorrência de hemorragia.

A polícia ainda apura o que teria levado o cachorro à morte: se um corte na pata traseira do cachorro causado pela barra usada pelo segurança; um enforcador usado pelo funcionário da prefeitura para laçar o pescoço do bicho, asfixiando-o, ou ainda se ele foi envenenado ou atropelado, segundo ativistas. Outra possibilidade é a somatória de algumas dessas hipóteses.

Cachorro é envenenado e espancado em supermercado, dizem ativistas — Foto: Reprodução/Facebook

Cachorro é envenenado e espancado em supermercado, dizem ativistas — Foto: Reprodução/Facebook

Segurança

O segurança da empresa terceirizada que prestar serviços ao Carrefour é investigado por suspeita de maus-tratos. Apesar de as cenas não mostrarem a agressão a Manchinha, ele confirmou à investigação que bateu no animal, mas não quis feri-lo. O depoimento dele ocorreu no último dia 5.

O segurança está em liberdade e deverá responder futuramente por abuso a animais, que está previsto no artigo 32 da Lei número 9.605/98 de Crimes Ambientais. São enquadrados nesse artigo da lei quem fere ou mutila animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Se condenado, o agressor pode receber pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Em tese, o segurança do Carrefour poderá ser indiciado, isto é, responsabilizado formalmente pelo crime. O G1 não conseguiu localizar a defesa do investigado para comentar o assunto.

Por conta da repercussão do caso, a delegada Silvia Fagundes não está dando mais entrevistas sob a alegação de que isso pode atrapalhar a investigação.

Boletim de ocorrência informa que Manchinha teve sangramento e depois parada respiratória, indo a óbito — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Boletim de ocorrência informa que Manchinha teve sangramento e depois parada respiratória, indo a óbito — Foto: Reprodução/Polícia Civil

O que dizem

Ministério Público(MP) de Osasco também instaurou inquérito para acompanhar a investigação policial. O caso está com o promotor Marco Antônio de Souza, que, segundo a assessoria de imprensa do MP, ainda não quer comentar o assunto porque “o inquérito Civil instaurado está na fase inicial.”

Por meio de nota enviada à imprensa, o Carrefour informou que afastou o segurança que aparece espantando Manchinha com uma barra.

O supermercado ainda comunicou que “reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco” e que a “empresa não vai se eximir de sua responsabilidade”.

Também por comunicado, a prefeitura de Osasco informou ao G1 que o Departamento Animal fez o procedimento padrão para recolher Manchinha.

Manchinha morreu em unidade da prefeitura de Osasco — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manchinha morreu em unidade da prefeitura de Osasco — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhe  

últimas notícias