Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia britânica vai ouvir 50 pessoas sobre festas durante lockdown

Mais de 50 pessoas - que se acredita terem participado de festas durante lockdown pela covid-19 na residência e escritório de Downing Street, do

Polícia britânica vai ouvir 50 pessoas sobre festas durante lockdown
Polícia britânica vai ouvir 50 pessoas sobre festas durante lockdown

Redação Publicado em 10/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h32


Trabalho começa neste fim de semana

Mais de 50 pessoas – que se acredita terem participado de festas durante lockdown pela covid-19 na residência e escritório de Downing Street, do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson – serão ouvidas pela polícia para explicar seu envolvimento, disseram autoridades nessa quarta-feira (9), ao avaliar a ampliação da investigação.Polícia britânica vai ouvir 50 pessoas sobre festas durante lockdownPolícia britânica vai ouvir 50 pessoas sobre festas durante lockdown

Comunicado da Polícia Metropolitana informou que os oficiais começarão a entrar em contato com as pessoas a partir do fim desta semana, pedindo que preencham documento com status legal formal sobre os eventos que envolveram Johnson na crise mais grave de seu governo.

A polícia investiga 12 reuniões realizadas no escritório e residência do premiê, depois que investigação interna descobriu que sua equipe participou de festas abastecidas com álcool em Downing Street, com a presença do líder em alguns eventos.

Na época, muitas pessoas não podiam comparecer a funerais ou se despedir de entes queridos que morriam no hospital devido às rígidas regras de lockdown pela covid-19, e as revelações provocaram críticas generalizadas. Alguns parlamentares de seu próprio partido se juntaram à oposição para pedir que ele renuncie.

Johnson pediu desculpas e prometeu mudar a cultura no topo do governo, após inquérito interno apontar uma “séria falta de liderança”. Depois da demissão de cinco assessores, ele nomeou novas autoridades para cargos de alto escalão.

O inquérito interno encontrou evidências de 16 festas ou reuniões, e a polícia disse que examinaria 12 que pareciam atender aos requisitos para investigação criminal.

.

.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias