Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia apreende cerca de 200 notas falsas por ano em Rio Preto

As notas falsas de dinheiro são um problema para o comércio e só em São José do Rio Preto (SP) centenas são apreendidas todo ano. O prejuízo fica para os

Polícia apreende cerca de 200 notas falsas por ano em Rio Preto
Polícia apreende cerca de 200 notas falsas por ano em Rio Preto

Redação Publicado em 23/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h41


As notas falsas de dinheiro são um problema para o comércio e só em São José do Rio Preto (SP) centenas são apreendidas todo ano. O prejuízo fica para os donos de loja, ainda mais numa época de economia desacelerada e com menos gente gastando.

A circulação de notas falsas representa a descontinuidade do comércio, gera prejuízos em cascata. Sempre que o comerciante pega uma nota falsa, fica impedido de comprar mais, de pagar fornecedores, de investir e isso em tempos de recessão econômica tem um efeito ainda pior.

“É um prejuízo, e isso nunca é bom, ainda mais nesse momento de crise, tem um peso maior. Esse valor falso, em varejo, que movimenta muito mais dinheiro, isso pesa mais”, afirma o diretor da Acirp, Valdecir Buosi.

Com falsificações cada vez mais elaboradas, os comerciantes precisam ficar muito espertos. Além de analisar as características das notas e observar o comportamento dos clientes, os comerciantes podem contar com outras ferramentas como as canetas. Uma delas, se a cédula for falsa, a cor fica escura, já uma outra emite luz ultravioleta, em contato com a nota, rapidamente o comerciante descobre se ela é ou não verdadeira.

“No tempo que estou na loja já passou sim notas falsas, a gente fala que é falsa e a pessoa pega e vai embora com a nota. A maioria das vezes ela fala que não sabe que é falsa”, afirma o caixa Edson Silva.

Por ano, em Rio Preto a Polícia Federal apreende em média 200 notas falsas. Ela investiga aquelas falsificações que são quase perfeitas, porque representam crime contra a União. Já as mais amadoras se enquadram como estelionato e ficam a cargo da Polícia Civil. “A polícia consegue identificar, vai a locais, pega câmeras de seguranças, vai consegui trazer informações para localizar quem são essas pessoas”, afirma o delegado Paulo Henrique Sumariva.

Quem recebe uma nota falsa e passa para frente também está cometendo um crime. A polícia orienta que quem ver uma situação dessa, precisa registrar um boletim de ocorrência.

Flagra

As imagens do circuito de monitoramento da loja do comerciante Valdecir Carrara mostram quando a golpista entra. Com uma nota falsa de R$ 100 ela compra um chip de celular, recebe o troco e vai embora.

Assim que o comerciante percebeu que tinha caído num golpe, o comerciante procurou a polícia. “Você trabalha muito, comércio ruim no momento, e os golpistas aplicam golpe em fim de mês, movimento fraco, a gente é extremamente lesado”, afirma.

Compartilhe  

últimas notícias