Diário de São Paulo
Siga-nos

Podemos abre processo para expulsar deputado Arthur do Val do partido após falas sexistas sobre mulheres ucranianas

O partido Podemos anunciou nesta segunda-feira (7) a abertura de um processo para expulsar o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, dos quadros da

Podemos abre processo para expulsar deputado Arthur do Val do partido após falas sexistas sobre mulheres ucranianas
Podemos abre processo para expulsar deputado Arthur do Val do partido após falas sexistas sobre mulheres ucranianas

Redação Publicado em 08/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h08


O partido Podemos anunciou nesta segunda-feira (7) a abertura de um processo para expulsar o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, dos quadros da legenda, após o vazamento de áudios em que o parlamentar diz que mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”.

Em comunicado, o Podemos informou que recebeu no domingo (6) o pedido de expulsão de Do Val e deu abertura ao processo disciplinar interno. Segundo a nota, a petição foi remetida ao diretório estadual de São Paulo, “estado do novo filiado, que ingressou recentemente na legenda há pouco mais de 30 dias”.

“A realização do procedimento é necessária para qualquer tipo de punição, em respeito à ampla defesa e ao contraditório. Assinado pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, o pedido é pela punição mais grave: a de expulsão.”

Segundo o texto, o presidente da Executiva Estadual Paulista, Thiago Milhim, acolheu e nomeou a Comissão de Ética e Disciplina e determinou que o deputado apresente sua defesa em cinco dias.

“Esgotado esse prazo, com ou sem resposta, o processo segue para parecer conclusivo pela Comissão de Ética e Disciplina, que é formado por: João Dárcio Ribamar Sacchi (presidente da Comissão), Elsa Oliveira e Alfredo Martins Corrêa, que farão o parecer conclusivo para a decisão da Comissão Executiva estadual de SP. Dela, caberá recurso para a Comissão Executiva Nacional dentro do mesmo prazo”, finaliza.

A saída de Arthur do Val do Podemos já estava sendo ventilada pelo mundo político, após a legenda ter instalado processo disciplinar contra ele no sábado (5).

Nos áudios enviados a amigos durante visita dele à Ucrânia, o parlamentar disse que as mulheres refugiadas ucranianas são ‘fáceis, porque são pobres’.

‘Mamãe Falei’ era pré-candidato ao governo de São Paulo pela sigla e, no sábado (5), já havia se retirado da disputa estadual, diante da pressão da opinião pública e do mundo político por causa dos áudios.

Em nota divulgada nesta segunda, Do Val afirma que lutará “até o fim contra esta injustiça”, numa referência aos pedidos de cassação de seu mandato.

Em comunicado publicado nas redes sociais no sábado (5), o deputado lamentou o vazamento da conversa e disse que estava retirando a pré-candidatura dele ao governo de SP.

“Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas ou com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo”, escreveu ele.

“Não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Se isso for melhor, eu retiro [minha candidatura], não tem problema. Eu só quero que as pessoas me julguem pelo que eu fiz, não pelo que eu não fiz”, completou o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias