Diário de São Paulo
Siga-nos

PM reforça rondas em área de garimpo ilegal de chumbo em Sorocaba

A Polícia Militar reforçou a segurança no terreno da fábrica falida de baterias que virou um garimpo ilegal de chumbo, no bairro Iporanga, em Sorocaba (SP),

PM reforça rondas em área de garimpo ilegal de chumbo em Sorocaba
PM reforça rondas em área de garimpo ilegal de chumbo em Sorocaba

Redação Publicado em 22/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h35


A Polícia Militar reforçou a segurança no terreno da fábrica falida de baterias que virou um garimpo ilegal de chumbo, no bairro Iporanga, em Sorocaba (SP), nesta terça-feira (21). A movimentação durante o dia foi diferente da denunciada no Fantástico, no domingo (19), em que dezenas de pessoas se arriscavam em meio ao lixo tóxico em busca de metais para venda em ferros-velho.

Equipes da PM passaram pela área da Saturnia diversas vezes ao dia após a decisão da Justiça que determinou um patrulhamento ostensivo como medida para impedir a entrada de pessoas e a extração de material.

Os policiais não encontraram ninguém trabalhando na extração de chumbo, enterrado na área. Os bombeiros também foram ao local para conter um um grande incêndio em uma área de mata no entorno da empresa. A causa é desconhecida e o trabalho dos bombeiros durou cerca de seis horas. Entretanto, a corporação informou que a fumaça preta é sinal de fogo em entulho.

Durante a manhã de terça-feira, fiscais da Zoonoses também foram até a fábrica desativada. Segundo os agentes, há quatro meses eles fazem o controle de criadouros do mosquito Aedes aegipty na área da empresa. O monitoramento é feito com autorização da Justiça.

Durante a manhã, vereadores aprovaram por unanimidade a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a situação do terreno. A previsão do presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Donizete (PSDB), é de que os membros sejam escolhidos nos próximos dias. Um relatório deve ser elaborado em até um mês.

Na quinta-feira (23), o Ministério Público fará uma reunião com a prefeitura e com o advogado que é representante da massa falida.

Solo ficou revirado após ação de 'garimpeiros' em Sorocaba (Foto: Witter Veloso/TV TEM)

Solo ficou revirado após ação de ‘garimpeiros’ em Sorocaba (Foto: Witter Veloso/TV TEM)

Garimpo de chumbo

A busca ilegal por chumbo foi mostrada com exclusividade pela TV TEM e o G1. Na ocasião, sem saber que estava sendo filmado, um homem, que teve a identidade preservada, explicou que ferro-velho compra o material puro por até R$ 4 o quilo.

A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) informou que multou os responsáveis pela massa falida da Saturnia em R$ 257 mil pela contaminação do terreno.

A Prefeitura de Sorocaba determinou na tarde de segunda-feira que a massa falida da empresa feche o local onde operava e que impeça o acesso de catadores. Ainda segundo a nota, outras medidas ainda serão estudadas junto com o Ministério Público.

Vista aérea do terreno da fábrica abandonada em Sorocaba, no interior de SP, onde pessoas tentam encontrar chumbo em baterias (Foto: Reprodução/Globo)

Vista aérea do terreno da fábrica abandonada em Sorocaba, no interior de SP, onde pessoas tentam encontrar chumbo em baterias (Foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe  

últimas notícias