Diário de São Paulo
Siga-nos

Plataforma digital beneficia idosos que utilizam serviços públicos

Filas grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo

Plataforma digital beneficia idosos que utilizam serviços públicos
Plataforma digital beneficia idosos que utilizam serviços públicos

Redação Publicado em 14/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h50


Portal oferece quase 2 mil serviços para pessoas com mais de 60 anos

Filas grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet. Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, o Governo Federal ampliou a rede de atendimento de alguns serviços essenciais – solicitação de aposentadoria, perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualização de dados cadastrais, solicitação de pensão por morte, entre outros – para a web.

Para homens ou mulheres que contribuíram durante o período mínimo – 35 e 30 anos, respectivamente – exigido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a solicitação de aposentadoria pode ser facilmente preenchida na nova plataforma. “Buscamos a transformação digital dos serviços públicos e a oferta em canais digitais simples e unificados. O cidadão, em especial o de mais idade, pode agora acessar o portal Gov.br e realizar diversos serviços sem sair de casa. Isso é bom para todos, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

De acordo com os números apresentados no portal Gov.br, 1.836 serviços estão disponíveis no site. O número representa 54% de todos os serviços oferecidos pelo governo. Destes, oito serviços apesentam mais de 500 mil solicitações anuais. Veja quais são os mais solicitados:

banner_inss_01

1 milhão de solicitações anuais

banner_inss_02a

1 milhão de solicitações anuais

banner_inss_03a

796 mil solicitações anuais

banner_inss_04a

729 mil solicitações anuais

banner_inss_05a

704 mil solicitações anuais

banner_inss_06a

585 mil solicitações anuais

banner_inss_07a

512 mil solicitações anuais

banner_inss_07a

500 mil solicitações anuais

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias